O Turismo cultural em Paulino Neves

narrativas locais como estratégia de divulgação

  • Patrício Câmara Araújo Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas
  • Fernanda Carvalho Brito Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas
  • Gillyenne Nascimento Silva Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Resumo

As narrativas locais comunicam o imaginário de uma comunidade e podem ser compartilhadas com outras pessoas através do turismo cultural. A presente pesquisa identificou, no âmbito literário da cultura popular, mitos, contos e lendas do município de Paulino Neves - MA. Desenvolvemos um estudo descritivo, analítico e aplicado, consolidado por meio de revisão bibliográfica e pesquisa narrativa voltada ao patrimônio histórico-cultural e imaterial de caráter oral do município de Paulino Neves – MA. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto aos moradores, destinadas ao registro textual das narrativas orais, o que pode contribuir para preservação da memória e da identidade cultural das comunidades do município. Na primeira etapa, desenvolvemos um estudo exploratório a partir de conversas informais com informantes locais, moradores do município que trazem em sua literatura conteúdos e conceitos similares a respeito do tema proposto, fazendo destas histórias algo que faz parte da cultura, da identidade pessoal, sendo compartilhadas em um processo geracional. Em seguida, partimos para a pesquisa de campo, com visitas in loco destinadas às observações e ao registro da cultura literária popular oral junto aos moradores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Doutor em Desenvolvimento Humano e Processos de Saúde (PGPDS/UnB). Mestre em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Graduado em Filosofia (UFMA). Professor de Filosofia/Metodologia da Pesquisa Científica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Educação do Maranhão (IFMA). Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA/Campus Barreirinhas. Trabalha com os temas: identidade pedagógica, formação inicial de professores, filosofia da linguagem, psicologia cultural, dialogismo, filosofia pedagógica, romance de formação e metodologia da pesquisa científica.

Fernanda Carvalho Brito, Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Univesidade do Vale do Itajaí. Professora de Letras, de Português e de Espanhol do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas.

Gillyenne Nascimento Silva, Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Estudante de ensino médio do Instituto Federal do Maranhão/Campus Barreirinhas

Publicado
2022-03-30