Instagram como Plataforma de Promoção Turística:
Análise das Marcas de Recife/PE e Salvador/BA.
Resumo
A pesquisa enfoca a necessidade de investigar a atuação das organizações de gestão de destino para a promoção turística de capitais brasileiras em plataformas de redes sociais. O objetivo geral é estabelecer um estudo comparativo entre os perfis oficiais de promoção turística no Instagram das capitais nordestinas Recife/PE e Salvador/BA, administrados pela Visit Recife e pela Visit Salvador da Bahia, respectivamente. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, além de uma análise das publicações de cada perfil pelo período de dois meses, a fim de observar a linguagem utilizada, os tipos de mídia e as formas de engajamento com os usuários via plataforma. Por meio desta pesquisa, constatou-se que em um período de retomada do turismo devido à pandemia de COVID-19, a marca de Recife/PE se limitou a informar a população sobre protocolos de segurança, enquanto a marca de Salvador/BA apostou em gerar conteúdos interativos para fidelizar seguidores nacionais e estrangeiros. Apesar de ambos os perfis terem um tempo similar de funcionamento, a capital baiana obteve uma performance superior, pois as publicações ocorreram com mais frequência e o engajamento com os usuários acabou sendo maior.