Viajando Através das Redes

Uso e Influência das Redes Sociais no Planejamento de Viagens Turísticas

  • Nicole Steffens Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Resumo

O presente estudo visa identificar e analisar o uso e a influência das redes sociais Facebook e Instagram durante o processo de planejamento de viagens turísticas, observando o nível de confiança atribuído pelos turistas se comparadas a outros meios de informação disponíveis. Quanto a sua tipologia, este trabalho utiliza-se das pesquisas Básica (Natureza), Descritiva (objetivos), Bibliográfica e Survey (procedimentos técnicos) e Qualitativa (abordagem do problema). Para a etapa de coleta de dados, construiu-se um questionário composto por 05 perguntas abertas, tendo, como público-alvo, respondentes que realizaram, nos últimos 5 anos, no mínimo 10 viagens, de lazer, para fora do seu estado de origem. Ao todo, foram entrevistados 08 viajantes; entretanto, realizou-se, antes das entrevistas oficiais, um pré-teste com 02 entrevistados que se enquadram no público-alvo da pesquisa e, diante das respostas recebidas, pôde-se aperfeiçoar as questões. Ao fim do estudo, constata-se que as redes sociais são instrumentos importantes no atual planejamento de viagens, visto que, segundo os entrevistados, trazem detalhadas informações sobre os destinos selecionados e configuram-se como fontes confiáveis e seguras para o processo de escolha e tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicole Steffens, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Publicado
2022-07-22