PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DE CLUSTERS TURÍSTICOS: O CASO DE PARANAPIACABA – SP

  • Giovanna Maria Domingues Pires
  • Marcius Fabius Henrique de Carvalho
  • Denis Donaire
  • Marcos Antonio Gaspar
Palavras-chave: Cluster turístico. Cluster. Estratégia. Avaliação de estratégia. Turismo.

Resumo

O artigo tem como objetivo utilizar a contribuição do conceito de cluster para avaliação estratégica e apresentar uma proposta de análise das oportunidades do setor turístico, considerando todos os agentes envolvidos na criação, comercialização e divulgação dos serviços/produtos turísticos, que possibilitem atender as necessidades exigidas pela demanda e o desenvolvimento sustentável da população receptora. Utilizando como foco o distrito de Paranapiacaba, na cidade de Santo André/SP, foi feita uma pesquisa descritiva, em que inicialmente foram utilizados dados secundários e, em seguida, foi realizada a coleta de dados primários por meio de entrevistas programadas e observação direta em campo dos agentes envolvidos. Os resultados obtidos indicam a necessidade da consolidação de uma entidade supra-empresarial que exerça a governança e que seja capaz de agregar os interesses dos diversos setores, além de garantir a implantação de uma série de ações que venham contribuir para a criação de vantagens competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-11
Seção
Artigos