A DICOTOMIA ENTRE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM UM AGLOMERADO TERRITORIAL TURÍSTICO

  • Maximiliano Francisco de Oliveira
  • Carlos Alberto Gonçalves

Resumen

O presente artigo buscou analisar de que maneira a estrutura de relacionamento em redes, de empresas aglomeradas territorialmente, de um mesmo setor, determina a cooperação e a competição. Para isso, foi realizada uma pesquisa empírica entre as pousadas localizadas na região da Serra do Cipó – MG, utilizando o estudo de caso descritivo como estratégia. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário fechado e tratados com a utilização do software Ucinet 6.0, apoiado na teoria de análise de redes sociais. Utilizou-se, também, técnicas de análise de regressão estatística e técnicas da estatística descritiva. Os resultados iniciais apontaram para a coexistência da cooperação e da competição na amostra selecionada com a predominância de relacionamentos cooperativos, apensar da baixa intensidade de ambos os construtos e de uma relação não significativa entre cooperação e competição. Com tais características, a presença de um clima de indiferença na aglomeração turística foi considerada, corroborando com a ideia de que a atuação em redes exige esforços que nem sempre são compartilhados em prol da coletividade, seja por falta de condições ou interesse.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2015-02-02
Sección
Artigos