PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING UTILIZADAS PELA OKTOBERFEST DE SANTA CRUZ DO SUL/RS

  • Fabrício Silva Barbosa
Palavras-chave: Eventos. Santa Cruz do Sul. Oktoberfest. Marketing.

Resumo

Considerada uma das atividades turísticas que mais cresce no mundo, o turismo de eventos apresenta-se como uma alternativa rentável para alavancar a economia e proporcionar o desenvolvimento regional de determinadas localidades. Este artigo teve como objetivo investigar as estratégias de marketing para eventos utilizadas pela Oktoberfest de Santa Cruz do Sul/RS, o modelo de planejamento estratégico para eventos utilizado foi o de Allen et al (2008). De caráter qualitativo e exploratória, teve como método a aplicação de um estudo de caso. O resultado do estudo permitiu a compreensão das ações de marketing para eventos, o que possibilitou a visualização de cada etapa do planejamento mercadológico desenvolvido. Conclui-se que, para que o evento alcance os objetivos propostos, é fundamental a utilização de um planejamento de marketing adequado, considerando-se as peculiaridades e características específicas do evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-02
Seção
Artigos