PUBLICIDADES TURÍSTICAS DO MAGREBE: (DES)CONTINUIDADES DO IMAGINÁRIO DA PINTURA ORIENTALISTA DO OITOCENTOS

  • Camila Dazzi CEFET/RJ
  • Isabela Roque Loureiro
  • Suzana de Carvalho Barroso Azevedo

Resumo

O imaginário criado pela arte orientalista do século XIX ainda está presente nos anúncios turísticos hoje, como forma de despertar o desejo de conhecer o Oriente. No Oitocentos, o Norte da África, recorte geográfico enfocado neste estudo, passou a receber artistas e turistas, que, imersos em um contexto de violência e deslumbrados pelo exótico, ajudaram a moldar esse imaginário de um Oriente pitoresco e místico. A fim de compreender as (des) continuidades do imaginário orientalista da pintura oitocentista, tomamos como referencial teórico os conceitos de imaginário e Orientalismo dentro do contexto da invasão francesa e da colonização do Magrebe. A partir de uma análise comparativa formal de imagens utilizadas em anúncios turísticos, identificamos traços de grande poder visual e simbólico concernentes à arte orientalista do século XIX. Sendo assim, resultados apontam para uma permanência de certos elementos desta arte na publicidade turística atual sobre a região, o que pode sustentar uma visão colonial sobre o território em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Roque Loureiro

Isabela Roque Loureiro possui graduação em Letras Português/Espanhol (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado (2007) e doutorado (2011) em Letras Neolatinas (Literaturas Hispânicas) pela UFRJ. Foi professora substituta de Língua Espanhola na UFRJ (2006 a 2007) e no IFRJ (2010 a 2011). Também atuou como professora pesquisadora do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, na Faculdade de Letras da UFRJ (2014). Em 2017, integrou o comitê de pareceristas ad hoc junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/ UFRN), avaliando o livro ?Literatura Hispânica em pauta? (ISBN:978-85-425-0817-8), publicado em 2018 pela EDUFRN. Também atuou como parecerista ad hoc da Revista Letrônica, do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC do Rio Grande do Sul, no segundo semestre de 2019. Atualmente trabalha como professora EBTT no curso de Gestão em Turismo do CEFET-RJ, Uned. Nova Friburgo, e como pesquisadora do Grupo de Pesquisa ?Estudos integrados em Turismo e Humanidades? (CNPq/ Brasil), atuando na linha ?Turismo: estudos críticos da imagem e do discurso?. 

Suzana de Carvalho Barroso Azevedo

Doutora e Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2009 e 2015). Possui especialização em Ensino de Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e graduou-se em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atua como professora de Língua Inglesa há 18 anos e atualmente faz parte do corpo docente do CEFET-RJ no campus de Nova Friburgo, como professora permanente de Língua Inglesa e Portuguesa ministrando aulas nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Ensino Médio da instituição. Tem interesse pelas áreas de Linguística Aplicada, Ensino de Línguas Adicionais, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise do Discurso e Imaginário Turístico. É integrante do grupo de pesquisa Estudos Integrados em Turismo e Humanidades cadastrado no CNPq atuando na linha de pesquisa Turismo: estudos críticos da imagem e do discurso.

Publicado
2021-10-10