A COMENSALIDADE NA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO NOS ESTADOS DO MARANHÃO E RIO GRANDE DO SUL COMO VEÍCULO DE SOCIABILIDADE

  • Cristiane Mesquita Gomes Instituto Federal do Maranhão
  • Saulo Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A comensalidade faz parte do dia a dia dos sujeitos como forma de sociabilidade, troca, manutenção de práticas culturais e religiosas, indistintamente às origens étnicas e desde sempre. Assim, objetiva-se neste estudo compreender a comensalidade em suas nuances e sua relevância na Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara (Maranhão) e Criúva (Rio Grande do Sul) enquanto acolhimento presente na festa. Para tanto, utilizou-se de método etnográfico para estudar o fenômeno da comensalidade que se evidencia na Festa do Divino Espírito Santo, após conhecer duas festas em Estados diferentes, Maranhão e Rio Grande do Sul, compreendendo os costumes destes lugares e de suas respectivas festas, suas crenças e tradições passadas por gerações para manutenção de uma prática cultural secular. Foi por meio do método etnográfico que a intimidade com esses costumes nos dois estados, extremamente antagônicos em práticas culturais, que foi possível conhecer as similaridades e peculiaridades das festas perscrutando intimamente essas particularidades com os festeiros e componentes do ritual de louvor ao Divino. A etnografia mediou algumas conclusões como a percepção sobre o fato de a comensalidade ser uma constante nas festas e trazendo à luz as duas festas, por se assemelharem na fartura dos alimentos, diversidade deles e na forma de receber o visitante ou o brincante sempre com um prato de comida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Mesquita Gomes, Instituto Federal do Maranhão

Doutora em Turismo e Hospitalidade (UCS). Mestre em Gestão de Negócios Turísticos (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Campus Centro Histórico).

Saulo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Geografia (UFPR)

Doutor em Gestão Urbana (PUCPR)

Bacharel em Turismo

Professor Adjunto do curso de Turismo da UFMA

Publicado
2021-10-05