Espaços rurais e experiências turísticas

significados e compreensões à luz da história dos conceitos de Koselleck.

  • Bruno Magalhães Barcellos Souza Anhanguera Educacional
  • Bernardo Lazary Cheibub Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo propõe articular as contribuições do historiador Reinhart Koselleck quanto à história dos conceitos, visando auxiliar no entendimento do turismo no espaço rural enquanto fenômeno social, especialmente o segmento do mercado turístico intitulado de turismo rural e algumas de suas “ramificações” e/ou subsegmentações. Para tal objetivo, realizou-se uma análise bibliográfica e a busca de dados secundários em relevantes instituições de pesquisa e de regulamentação da atividade, fornecendo um olhar aprofundado nas diversas dimensões que dizem respeito à formação conceitual do assunto tratado. Examinou-se o contraponto urbano-rural e a procura da experiência turística nos ambientes rurais, para então compreender o ideário em torno dos conceitos de turismo rural e outros termos correlatos. Não foi o intuito deste trabalho encontrar uma definição que encerrasse as concepções acerca das atividades turísticas em áreas rurais, e sim desconstruir as ideias centrais que envolvem o conceito de turismo rural a partir do emprego concreto, contextual, temático e teórico das palavras que o formam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Magalhães Barcellos Souza, Anhanguera Educacional

Mestre em Turismo pelo programa de pós-graduação em turismo (Ppgtur) da Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da UFF. Graduado e pós-graduado em Turismo pela Unesa, com extensão universitária pela Universidade da Carolina do Norte em Greensboro. Professor do curso de turismo do Centro Universitário Anhanguera Educacional de Niterói.

Bernardo Lazary Cheibub, Universidade Federal Fluminense

Professor associado, extensionista e pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro permanente do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Turismo da UFF, onde ministra a disciplina de Epistemologia e Estudos do Turismo. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, com doutorado sanduíche na Universidade de Surrey. Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado
2023-04-19