A CULTURA TROPEIRA COMO ATRATIVO TURÍSTICO E PATRIMÔNIO CULTURAL EM DIAMANTINA/MG

  • Raquel Faria Scalco UFVJM
  • Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani
  • Camila Teixeira Heleno
  • Beatriz Carolina Pimentel
  • Jéssica de Sousa Oliveira
  • Ana Paula Severino Dias

Resumo

O presente artigo pretende apresentar a cultura tropeira como patrimônio cultural, como possibilidade de atrativo turístico, além de mostrar sua importância para a região e propor a sua preservação por meio da criação do Memorial do Tropeiro em Diamantina – MG. A pesquisa busca a compreensão da tropa em seu significado originário: das origens das tropas nas Minas Gerais, chegando à intelecção da importância desse movimento em Diamantina. O trabalho propõe a criação de um memorial que democratizará o acesso a essas memórias, de maneira que moradores locais, turistas e visitantes possam conhecer as características da profissão, e descendentes da cultura tropeira se reconheçam no espaço e nos objetos em exposição. Dessa forma, será possível preservar o passado pelo bem do presente e do futuro, por meio do reconhecimento identitário e do acesso à memória e à história. A pesquisa conclui com a proposta de reconhecimento e registro do tropeirismo como bem patrimonial cultural imaterial de Minas Gerais e do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Faria Scalco, UFVJM

Doutora em Geografia, pela UFMG; mestre em Geografia, pela UFMG; Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável, pela UFMG; bacharel em Turismo, pelo Centro Universitário Newton Paiva. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani

Doutora História da Arte, pela UFMG; mestre em História das Ciências e da saúde , pela FIOCRUZ/RJ; Especialista em Filosofia Contemporânea  pela UFMG; bacharel em Filosofia, pela UFMG. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Camila Teixeira Heleno

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio doutoral na Universidade de Oviedo e pós doutoral na UFMG. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Beatriz Carolina Pimentel

Graduanda do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Jéssica de Sousa Oliveira

Graduanda do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Ana Paula Severino Dias

Graduanda do Curso de Turismo da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Publicado
2021-10-10