COMO VINHO E FERROVIA SE CONECTAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO?

  • Joice Lavandoski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense
  • Carla Fraga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Hernanda Tonini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Resumo

O presente estudo indaga-se sobre uma interface específica: “Como vinho e ferrovia se conectam para contribuir para o desenvolvimento local e regional do turismo no Brasil?”. Portanto, o objetivo geral é analisar a relação entre vinho e ferrovia na perspectiva do desenvolvimento local e regional do turismo, considerando o Trem do Vinho “Maria Fumaça” na Região Uva e Vinho. O estudo é exploratório e descritivo, com levantamento bibliográfico e análise de dados secundários obtidos através de comentários (n=1.669) disponíveis no TripAdvisor sobre a Maria Fumaça referentes ao período de sete anos. Além da localização geográfica da área do estudo através do software QGis, foi possível elaborar análises textuais (Análise de Similitude e Nuvem de Palavras) utilizando-se do software Iramuteq. Os resultados contribuem para a perspectiva do desenvolvimento local e regional envolvendo conexões entre vinho, ferrovia e turismo, e para o avanço epistemológico sobre o que pode ser compreendido como turismo enoferroviário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Lavandoski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunta no Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduação em Turismo (Universidade de Caxias do Sul - UCS). Mestre em Turismo (Universidade de Caxias do Sul – UCS). Doutora em Turismo (Universidade do Algarve – UALG/Portugal). Coordenadora do Laboratório de Eventos em Turismo (LABETUR/UNIRIO).

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7324-1134

Carla Fraga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora (D.Sc) em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

https://orcid.org/0000-0002-7704-2298

Hernanda Tonini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Possui graduação em Turismo - Gestão Hoteleira (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e mestrado em Turismo (UCS). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves) onde é Coordenadora do Curso Técnico em Hospedagem - Subsequente. Coordenadora de projetos de extensão e pesquisa ligados à área do turismo e de lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, enoturismo, turismo em área rural, gestão do lazer, acessibilidade em espaços de lazer, eventos, hospitalidade e meios de hospedagem.

https://orcid.org/0000-0002-2525-3325

Publicado
2021-10-06