TURISMO ACADÊMICO E A AGENDA 2030 DA ONU
ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar de que maneira as atividades de duas organizações de acolhimento de estudantes internacionais que praticam o turismo acadêmico, a REI Curitiba (Brasil) e a ESN Évora (Portugal), contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os autores categorizaram as atividades destas organizações para relacioná-las com as metas da Agenda 2030, por meio de um questionário aplicado com 20 voluntários da REI e da ESN. Os resultados demonstraram que as atividades que mais contribuem para o cumprimento dos ODS são as de acolhimento. Ademais, a meta 4.7, que versa sobre direitos humanos, diversidade cultural e cidadania global, é a mais beneficiada pela ação das organizações. Os voluntários também afirmaram que tanto a REI, como a ESN fomentam a troca cultural e permitem que os participantes compreendam e respeitem as diversidades, além de incentivarem o turismo sustentável, a mobilidade ordenada e a proteção cultural e natural dos respectivos destinos.