TURISMO ACADÊMICO E A AGENDA 2030 DA ONU

ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES DE ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES INTERNACIONAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL

  • Mateus José Alves Pinto Universidade Federal do Paraná
  • Thiago Sette Câmara Universidade de Lisboa

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar de que maneira as atividades de duas organizações de acolhimento de estudantes internacionais que praticam o turismo acadêmico, a REI Curitiba (Brasil) e a ESN Évora (Portugal), contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os autores categorizaram as atividades destas organizações para relacioná-las com as metas da Agenda 2030, por meio de um questionário aplicado com 20 voluntários da REI e da ESN. Os resultados demonstraram que as atividades que mais contribuem para o cumprimento dos ODS são as de acolhimento. Ademais, a meta 4.7, que versa sobre direitos humanos, diversidade cultural e cidadania global, é a mais beneficiada pela ação das organizações. Os voluntários também afirmaram que tanto a REI, como a ESN fomentam a troca cultural e permitem que os participantes compreendam e respeitem as diversidades, além de incentivarem o turismo sustentável, a mobilidade ordenada e a proteção cultural e natural dos respectivos destinos.

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Biografia do Autor

Mateus José Alves Pinto, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil (2017). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (2019 - atual) e membro do Grupo de Pesquisa Turismo, Educação, Empregabilidade  e  Mercado (TEEM - UFPR). Bolsista da CAPES.

Thiago Sette Câmara, Universidade de Lisboa

Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, Brasil (2012). Mestre em Relações Internationais e Estudos Europeus pela Universidade de Évora, Évora, Portugal (2017). Doutorando em Migrações na Universidade de Lisboa (2019 - atual). Bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT - Portugal).

Publicado
2021-02-06