INOVAÇÕES COM INCIDÊNCIA DIRETA NA ATIVIDADE TURÍSTICA: UMA ANÁLISE DOS DESTINOS DE OURO PRETO-MG E SALVADOR-BA

  • Daniela Fantoni Alvares
  • Júlia Maria Brandão Barbosa Lourenço
Palavras-chave: Inovações, Turismo, Competitividade, Cultura.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre as inovações com incidência direta na atividade turística percebidas nas cidades de Ouro Preto – Minas Gerais (MG) e de Salvador – Bahia (BA). São analisadas inovações referentes aos novos empreendimentos, produtos e/ou serviços que despontaram; a requalificação de produtos turísticos, assim como de áreas de interesse histórico/turístico; a melhorias de qualidade de serviços/produtos turísticos; a programas de certificação com impacto direto na atividade turística, ao incremento das ações de marketing de destinos turísticos e a análises do ponto de vista estratégico/sistemas de gestão do turismo. A partir de análise empírica, é possível detectar inovações nos dois destinos, sendo que Salvador demonstrou diferencial competitivo em relação a Ouro Preto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-01-26
Seção
Artigos