A APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO RELIGIOSO

PESTANA CONVENTO DO CARMO, BAHIA

  • Jaqueline de Souza Brogni
  • Luciano Torres Tricárico Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Resumo

Considerando que muitos espaços religiosos como seminários, conventos e mosteiros encontram-se obsoletos de sua função original e tendo em vista que estas instalações possuem grande riqueza histórica, cultural e arquitetônica, muito importante nas transformações sociológicas, econômicas e urbanísticas. Esses locais são considerados com forte potencial turístico, podendo encontrar na hoteleira um auxílio para potencializálos. O objetivo do presente estudo busca sistematizar a transformação destes espaços religiosos, analisando qual a importância e relevância que o marketing turístico possui para tal acontecimento. Para a elaboração do mesmo, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza básica com a utilização de procedimento bibliográfico. Um estudo semelhante foi realizado por Aspres, A. L. (2017), que também buscou a compreensão e análise de monumentos religiosos que tiveram alteração na sua função original. Para estruturar o processo e atingir a compreensão dessa transformação, o autor estabelece quatro critérios de análise: autenticidade, identidade, ação operativa e função. Considerações finais: O turismo no espaço religioso requer adaptações e conteúdos apropriados priorizando sua identidade e autenticidade desde sua transformação estrutural, quanto na sua divulgação, uma vez que estes locais possuem um forte significado histórico, cultural e religioso. Por isso, para explorar a promoção e potencialização de espaços religiosos, é preciso utilizar recursos apropriados do marketing, não descaracterizando seu significado simbólico e religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline de Souza Brogni

Mestranda em Turismo e Hotelaria e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI),  http://lattes.cnpq.br/6269098460800301.

Luciano Torres Tricárico, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP). Professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Publicado
2019-03-31