A APROPRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO RELIGIOSO
PESTANA CONVENTO DO CARMO, BAHIA
Resumo
Considerando que muitos espaços religiosos como seminários, conventos e mosteiros encontram-se obsoletos de sua função original e tendo em vista que estas instalações possuem grande riqueza histórica, cultural e arquitetônica, muito importante nas transformações sociológicas, econômicas e urbanísticas. Esses locais são considerados com forte potencial turístico, podendo encontrar na hoteleira um auxílio para potencializálos. O objetivo do presente estudo busca sistematizar a transformação destes espaços religiosos, analisando qual a importância e relevância que o marketing turístico possui para tal acontecimento. Para a elaboração do mesmo, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza básica com a utilização de procedimento bibliográfico. Um estudo semelhante foi realizado por Aspres, A. L. (2017), que também buscou a compreensão e análise de monumentos religiosos que tiveram alteração na sua função original. Para estruturar o processo e atingir a compreensão dessa transformação, o autor estabelece quatro critérios de análise: autenticidade, identidade, ação operativa e função. Considerações finais: O turismo no espaço religioso requer adaptações e conteúdos apropriados priorizando sua identidade e autenticidade desde sua transformação estrutural, quanto na sua divulgação, uma vez que estes locais possuem um forte significado histórico, cultural e religioso. Por isso, para explorar a promoção e potencialização de espaços religiosos, é preciso utilizar recursos apropriados do marketing, não descaracterizando seu significado simbólico e religioso.