NARRATIVAS E IMAGINÁRIO DO VINHO

UM ESTUDO DE CASO DA VINÍCOLA MARIA MARIA, SUL DE MINAS

  • Euler David de Siqueira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Thiago Coelli

Resumo

Com esse trabalho, buscamos compreender a produção de sentido presente nos discursos e narrativas míticas da criação de uma vinícola situada no Sul de Minas Gerais assim como dos dramas vividos por seu criador. A construção de uma localidade turística depende de vários fatores variados, sendo o imaginário um dos mais fundamentais. Fenômeno antropológico desconhecido da grande parte de gestores, uma destinação turística jamais é o efeito exclusivo das demandas de consumidores ou mesmo de investimentos estrategicamente planejados. Fruto de um longo processo de construção social, localidades turísticas dependem da seleção e adjetivação cuja participação de diferentes atores sociais, muitos deles anônimos, é crucial. O presente estudo, um estudo exploratório e descritivo, pode nos revelar aspectos presentes nos processos simbólicos envolvidos na construção social de localidades turísticas bem como seus desafios e potencialidades.

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Biografia do Autor

Euler David de Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade. Doutor em Sociologia e antropologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pós-doutorado em Sociologia na Université Paris-Descartes/Sorbonne. Cientista Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do LATUR – Laboratório de Antropologia do Turismo do IM/UFRRJ

Thiago Coelli

Graduado em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui especialização em comércio exterior e negociações internacionais pela UFJF.

Publicado
2019-03-31