TURISMO EM GUINÉ-BISSAU

UMA LEITURA DOS ASPECTOS POSITIVOS E DOS FATORES LIMITANTES

  • Aly Embalo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Egresso
  • Erick Pusch Wilke Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Professor Adjunto
  • Paulo Roberto Joia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender as condições que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento das atividades turísticas em Guiné-Bissau. Utilizou-se da análise SWOT para identificar os pontos fortes e as oportunidades bem como os pontos fracos e os fatores limitantes para o turismo nacional. Inicialmente, foram identificados os principais aspectos que marcaram a história recente do país, os aspectos geográficos e as condições socioeconômicas da população. A matriz de pontos fortes e fracos e de oportunidades e ameaças foram alimentadas com informações colhidas através de depoimentos de representantes das instituições governamentais ligadas ao turismo daquele país. Observou-se que o país vem procurando estruturar-se, por um lado, após vários golpes militares e guerras civis e, por outro lado, como berço multicultural, representado pelas diversas etnias e legado colonial. Este trabalho permite refletir sobre as possibilidades de assegurar um destino competitivo para o país no mercado internacional do turismo, de despertar a atenção do governo para a abertura de novos mercados e a atração de novos investidores e de garantir para a população melhores condições de vida através do desenvolvimento da atividade turística sustentável.

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Biografia do Autor

Aly Embalo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Egresso

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Uniderp Anhanguera, Unidade Campo Grande-MS.

Rua Oscar Trindade de Barros, 740, Aquidauana-MS, 79.200-000, (67) 3241-0415.

https://www.linkedin.com/in/aly-embalo-46a54699/

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana.

Erick Pusch Wilke, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Professor Adjunto

Doutor em Administração pela Universidade UNINOVE (SP).

Professor Adjunto da ESAN – Escola de Administração e Negócios, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Cidade Universitária de Campo Grande-MS.

Av. Costa e Silva, s/nº, Bairro Universitário, CEP 79070-900, Campo Grande – MS, Telefone: (67) 3345-3564 / 3345-3570; erick.wilke@ufms.br

Professor do Curso de Turismo da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estratégias Organizacionais; Administração e Gestão Hoteleira; Marketing e Turismo.

Paulo Roberto Joia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Curso de Geografia da UFMS-Campus de Aquidauana.

Atua nas áreas de Geografia Econômica e Turism. 

Publicado
2020-09-24