FOLHETOS DE MUSEUS

folheteria impressa e comunicação com o público turístico

  • Karla Estelita Godoy Universidade Federal Fluminense
  • Juliana Pires de Andrade Motta Universidade Federal Fluminense

Resumo

A folheteria impressa é um recurso de comunicação adotado por diversos museus, a despeito dos sofisticados meios tecnológicos existentes. Entende-se por folhetos de museus, nesta pesquisa, os informativos impressos que proveem informações, orientam o deslocamento e favorecem a fruição do visitante no espaço físico das instituições museológicas. Geralmente destinadas a alcançar grande número de pessoas, essas peças gráficas podem apresentar características variadas, considerando elementos da comunicação visual e aspectos da comunicação museológica e turística. Em atenção a tal contexto, a presente pesquisa dedicou-se a analisar a folheteria impressa encontrada em instituições museológicas situadas no município do Rio de Janeiro, e avaliar sua relevância comunicacional para o público turístico que visita museus. Foram realizadas pesquisa de campo, análise do conteúdo informativo dos folhetos e pesquisa de opinião. Os resultados apontam que, apesar da existência de artifícios tecnológicos e da internet, esses folhetos constituem uma forma de comunicação eficaz com turistas, embora os museus precisem garantir maior efetividade do material.

Palavras-chave: Museu. Folheteria impressa. Público turístico. Comunicação.

Publicado
2022-05-16