ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DE UM DESTINO TURÍSTICO TRADICIONAL (DTT) EM DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE (DTI) À LUZ DO MODELO DA SEGITTUR (2013)

  • Tarcita Cabral Ghizoni de Sousa Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria José Barbosa de Souza Universidade do Vale do Itajaí
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí
  • Josep Antoni Ivars Baidal Universidad de Alicante

Resumo

O setor de turismo vem sendo considerado um fator chave para o progresso socioeconômico, para exportações, criação de empresas e postos de trabalho, e como incentivo constante ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de infraestrutura. No ano de 2014, correspondeu a 9% do PIB mundial e movimentou em exportações o equivalente a 6% do comércio internacional e 30% das exportações em serviços, conforme a Organização Mundial do Turismo – ONWTO (2015).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcita Cabral Ghizoni de Sousa, Universidade do Vale do Itajaí
Doutoranda em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisadora convidada pelo Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas da Universidad de Alicante.
Maria José Barbosa de Souza, Universidade do Vale do Itajaí
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora e Pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí – Departamento de Administração.
Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e Pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí – Departamento de Administração
Josep Antoni Ivars Baidal, Universidad de Alicante
Doctor en Geografía pela Universidad de Alicante. Profesor titular del Departamento de Análisis Geográfico Regional y Geografía Física de la Universidad de Alicante - Miembro del Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas.

Referências

Bardin, L. (1977). Tradução de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições.

Dexeus, C. D. R. (2012). Los Destinos Turísticos Inteligentes. Revista de la Red de Expertos em Turismo, 10(1), 7-8.

Jiang, H. (2013). The Research Review of Intelligent Tourism. Journal of Management and Strategy, 4(4), 65-67. URL: http://dx.doi.org/10.5430/jms.v4n4p65

Jurin, E. (2008). “Smart” Tourism Destinations: a framework for the elaboration of an implementation model. Acta Turistica Nova, 2(1), 123-143. Disponível em: <http://hrcak.srce.hr/file/62289>

Medina, M. J. P. (2014). Inteligencia territorial aplicada a los destinos turísticos: estado de la cuestión. Máster Universitario en Dirección y Planificación del Turismo, Universidad de Malága, 1-95.

Mtur (Ministério do Turismo). (2014). Índice de Competitividade do Turismo Nacional: Relatório Brasil 2014. Brasília, DF: SEBRAE. Molina, A., Gomez, M., Martín-Consuegra, D. (2010). Tourism marketing information and destination image management. African Journal of Business Management, 4(5), 722-728. Disponível em: <http://www.academicjournals.org/AJBM>

Muñoz, A. L. Á, Sánchez, S. G. (2013). Destino Turístico Inteligente. Harvard Deusto Business Review. 224, 58-67. Disponível em: <http://www.harvard-deusto.com>

ONWTO (Organização Mundial do Turismo). (2015). Panorama OMT do turismo internacional. Disponível em: < http://www.e-unwto.org>

Sánchez, A. V. (2014a) Una Nueva Teoría de la Estrategia para el Siglo XXI (Tambíen para el Turismo); Lección Inaugural 2014-2015 - Curso Académico, Universidad de Huelva, 1-118.

Sánchez, A. V. (2014b). Investigación Científica em Turismo: La experiencia Ibérica, Revista Turismo e Desenvolvimento, 20, 21-29.

SEGITTUR (Sociedad Estatal Española dedicada a la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas). (2013). Destinos Turísticos Inteligentes. Gobierno de España. Ministerio de Indústria, Energia y Turismo. Secretaria de Estado de Turismo.

Zhang, L. Y., Li, N., Liu, M. (2012). On the basic concept of smarter tourism and its theoretical system, Tourism Tribune, 27(5), 66-73.

Wang, D., Li, X., Li, Y. (2013). China’s smart tourism destination initiative: A taste of the service-dominant logic. Journal of Destination Marketing and Management, 2(2), 59–61.

Publicado
2017-08-05