ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DE UM DESTINO TURÍSTICO TRADICIONAL (DTT) EM DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE (DTI) À LUZ DO MODELO DA SEGITTUR (2013)
Resumo
O setor de turismo vem sendo considerado um fator chave para o progresso socioeconômico, para exportações, criação de empresas e postos de trabalho, e como incentivo constante ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de infraestrutura. No ano de 2014, correspondeu a 9% do PIB mundial e movimentou em exportações o equivalente a 6% do comércio internacional e 30% das exportações em serviços, conforme a Organização Mundial do Turismo – ONWTO (2015).Downloads
Referências
Bardin, L. (1977). Tradução de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições.
Dexeus, C. D. R. (2012). Los Destinos Turísticos Inteligentes. Revista de la Red de Expertos em Turismo, 10(1), 7-8.
Jiang, H. (2013). The Research Review of Intelligent Tourism. Journal of Management and Strategy, 4(4), 65-67. URL: http://dx.doi.org/10.5430/jms.v4n4p65
Jurin, E. (2008). “Smart” Tourism Destinations: a framework for the elaboration of an implementation model. Acta Turistica Nova, 2(1), 123-143. Disponível em: <http://hrcak.srce.hr/file/62289>
Medina, M. J. P. (2014). Inteligencia territorial aplicada a los destinos turísticos: estado de la cuestión. Máster Universitario en Dirección y Planificación del Turismo, Universidad de Malága, 1-95.
Mtur (Ministério do Turismo). (2014). Índice de Competitividade do Turismo Nacional: Relatório Brasil 2014. Brasília, DF: SEBRAE. Molina, A., Gomez, M., Martín-Consuegra, D. (2010). Tourism marketing information and destination image management. African Journal of Business Management, 4(5), 722-728. Disponível em: <http://www.academicjournals.org/AJBM>
Muñoz, A. L. Á, Sánchez, S. G. (2013). Destino Turístico Inteligente. Harvard Deusto Business Review. 224, 58-67. Disponível em: <http://www.harvard-deusto.com>
ONWTO (Organização Mundial do Turismo). (2015). Panorama OMT do turismo internacional. Disponível em: < http://www.e-unwto.org>
Sánchez, A. V. (2014a) Una Nueva Teoría de la Estrategia para el Siglo XXI (Tambíen para el Turismo); Lección Inaugural 2014-2015 - Curso Académico, Universidad de Huelva, 1-118.
Sánchez, A. V. (2014b). Investigación Científica em Turismo: La experiencia Ibérica, Revista Turismo e Desenvolvimento, 20, 21-29.
SEGITTUR (Sociedad Estatal Española dedicada a la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas). (2013). Destinos Turísticos Inteligentes. Gobierno de España. Ministerio de Indústria, Energia y Turismo. Secretaria de Estado de Turismo.
Zhang, L. Y., Li, N., Liu, M. (2012). On the basic concept of smarter tourism and its theoretical system, Tourism Tribune, 27(5), 66-73.
Wang, D., Li, X., Li, Y. (2013). China’s smart tourism destination initiative: A taste of the service-dominant logic. Journal of Destination Marketing and Management, 2(2), 59–61.