AGÊNCIAS DE VIAGENS ON-LINE: A PERCEPÇÃO DE DIFERENTES GRUPOS CONSUMIDORES DE MEIOS DE HOSPEDAGEM

  • Gislainy Laise da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

As mudanças mercadológicas ocorridas nos últimos anos vêm sendo uma constante após o desenvolvimento das novas tecnologias, fazendo com que aconteçam modificações expressivas nos mais diversos setores, principalmente no turismo. Um dos segmentos turísticos que vem sentindo essa mudança significante é o de agenciamento de viagens. Uma compra que antes era realizada apenas em uma agência tradicional/física, com a ajuda de um agente de viagens, hoje está sendo cada vez mais fácil ter acesso a um produto turístico por conta própria através da internet, mais especificamente através das Agências de Viagens On-line, do inglês: Online Travel Agencies (OTA’s).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislainy Laise da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bacharel em Turismo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Luiz Mendes Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutor em Administração pela Auckland University of Technology, Nova Zelândia. Professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

Andrade, M. M. (2003) Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação . 6. ed. São Paulo: Atlas.

Associação Brasileira de Agências de Viagens. (2014). Estratégias de Inteligência Competitiva para as Agências de Viagens. Recuperado em 27 outubro, 2014, de http://www.abav.com.br/texto.aspx?id_area=25&id=41

Beni, M. C. (2000) Análise Estrutural do Turismo. 3 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Brasil. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo e o mercado. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Segmentaxo_do_Mercado_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

Buhalis, D. (1998) Strategic use of information Technologies in the tourism industry. Tourism Management 19 (5), 409-421.

Buhalis, D., Licata, M. (2002) The future eTourism intermediaries. Tourism Management 23 207–220.

Candioto, M. F. (2012) Agências de turismo no Brasil: embarque imediato pelo portão dos desafios. Rio de Janeiro: Elsevier.

Chiappa, G. (2013) Internet versus travel agencies: The perception of different groups of Italian online buyers. Journal of Vacation Marketing 19(1) 55–66.

Flecha, A. (2002) O Impacto das Novas Tecnologias nos Canais De Distribuição Turística: Um Estudo de Caso em Agência De Viagens. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.

Gosson, G., Araújo, M. V.,Oliveira, P., Araújo, A.,Alexndre, M.(2014) Influência dos intermediários de distribuição de produtos turísticos no processo de decisão do meio de hospedagem pelo consumidor. Tourism & Management Studies, 10(2) (2014), 123-132.

Guimarães, A. S., & Borges, M. P. (2008). E-Turismo: Internet e negócios do Turismo. Cengagae Learning: São Paulo.

Instituto Brasileiro de Turismo. (2008). Portal Brasileiro do Turismo. Recuperado em 28 outubro, 2014, de http://www.turismo.gov.br/

Lago, R., Cancellier, E. (2005) Agências de viagens: desafios de um mercado em reestruturação. Turismo - Visão e Ação 7(3), 495 - 502 set. /dez.

Law, R. (2009) Disintermediation of hotel reservations The perception of different groups of online buyers in Hong Kong. International Journal of Contemporary HospitalityManagement 21 No. 6, 766-772.

Law, R., & Buhalis, D. (2008) Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet—The state of eTourism research. Tourism Management 29 (2008) 609–623.

Lohmann, G. (2006) Análise da literatura em turismo sobre canais de distribuição. Observatório de Inovação do Turismo – Revista Acadêmica Volume I – Número 2 – Novembro de 2006.

Mendes Filho, L. A. M, & Ramos, A. S. M. (2002) Estratégia empresarial e tecnologia de informação no turismo. Revista da FARN, Natal, RN, v. 1, n. 2, p. 37-54, 2002.

Mercado de Viagens on-line no Brasil (2014). Recuperado em 30 novembro, 2014, em http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/como-esta-o-mercado-de-viagens-on-line-no-brasil_107283.html.

Ministério do turismo. Recuperado em 27 outubro, 2014, de http ://200.143.12.93 /d

O’Connor, P. (2001) Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman.

Pazini, R., Abrahão, C. (2014) Agências de turismo no contexto dos multicanais de distribuição – os desafios do mercado online e offline de viagens. Anptur.

Pazini, R., Bizinelli, C., Manosso, F. C., Gândara, J. M. G. (2014). Turismo receptivo em Curitiba: uma perspectiva da comercialização on-line pelas agências de turismo. Revista de Turismo Contemporâneo – RTC, Natal, v. 2, n . 1, p.113-135, jan./jun.

Pazini, R., Bizinelli, C., Manosso, F., Gândara, J. (2014) Turismo receptivo em Curitiba: uma perspectiva da comercialização on-line pelas agências de turismo. Revista de Turismo Contemporâneo – RTC, Natal, v. 2, n. 1, p. 113-135, jan./jun.

Pereira, S., Maia, M. (2002) Virtualização do Produto Turístico: Estudo de Caso de uma Agencia De Viagens. XXII Encontro Nacional De Engenharia de Produção Curitiba.

Plano Nacional do Turismo (2013-2016). Recuperado em 27 outubro, 2014, em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/plano_nacional/downloads_plano_nacional/PNT_-_2013_2016.pdf

Rodrigues, A. (2006) Metodologia científica. São Paulo: Avercamp.

Santos, V. (2006) Trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre: RS: AGE.

Tomelin, C. A. ( 2001) Mercado de agências de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph.

Veal, A.J. (2011) Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph.

Zagheni , E., Luna, M. (2011) Canais de Distribuição do Turismo e as Tecnologias de Informação: Um Panorama da Realidade Nacional. Revista Produção Online. Florianópolis, SC, v.11, n. 2, p. 476-502, abr./jun.

Publicado
2017-08-05