A CONTRIBUIÇÃO CONJUNTA DOS CLUSTERS DE TECNOLOGIA E DE TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

  • Cristina Martins Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

O uso de novas tecnologias tem se demonstrado cada vez mais importante para o setor de turismo, já que buscando atender as mudanças de comportamento de seus consumidores, as utiliza para agregar valor aos seus produtos e serviços (World Tourism Organization, 2011). Além disso, as novas tecnologias auxiliam no processo colaborativo, especialmente a partir de clusters, o que fomenta o processo inovativo local (Korres, 2008). Entretanto, não se trata tão somente do uso da tecnologia da informação e comunicação (TICs) no processo de apoio como uma ferramenta de suporte aos equipamentos de turismo, mas sim de um processo de simbiose que de forma progressiva tem sido reconhecida como força motriz para mudanças dentro da indústria do turismo, criando novas oportunidades e desempenhando um papel crucial na modernização deste setor (Eraqi, 2006; Sevrani & Elmazi, 2008). Ambas as indústrias, turismo e tecnologia não estão apenas crescendo acima da média, elas também estão entre as mais importantes indústrias do século. Sendo estreitamente inter-relacionadas e entrelaçadas (Sevrani & Elmazi, 2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Martins, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ecossistemas de Inovação NUPEI/UFSC.
Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Professora, Pesquisadora e Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Ecossistemas de Inovação – NUPEI/UFSC.

Referências

Baidal, J. A. I., Rebollo, J. F. V. & Fernández, A. A. (2014). Políticas de innovación en turismo y desarrollo de clusters: la percepción gerencial en el programa grupaciones empresariales innovadoras (AEIS). Cuadernos de Turismo, v.(33), 97-120.

Buhalis, D. Tourism: Information Technology for Strategic Management. London: Prentice Hall, 2003.

Choi, Y. & Okamoto, N. (2012, October). Present Situation of Internal Stakeholders of Place Branding in Japan – Municipalities in Kanto and Koshin-etsu. Business Source Complete, 47(2), 103-111.

Eraqi, I. M. (2006). It as a means for enhancing competitive advantage. Anatolia: an international journal of tourism and hospitality research. 17(n.1), 25-42.

Găzdac, R.-M. Drd.ec. (2009). Tourism and technology. Revista de Management si Inginerie Economică, 8 (3), 147- 153.

Hjalager, A. (2012). Innovation policies for tourism. International Journal of Tourism Policy, 4 (4), 336-356.

Keller, P. (2006). Innovation and Tourism Policy. Paris: OECD-Innovation and Growth in Tourism, 17-40.

Korres, M. G. (2008). The Role Of Innovation Activities In Tourism And Regional Growth in Europe. Tourismos: an intenational multidisciplinary journal of tourism, 3 (1), 135-152.

Martinelli, D. P. & Joyal, A. (2004). Desenvolvimento Local e o Papel das Pequenas e Médias Empresas. 1 ed. Barueri: Editora Manole.

Novelli, M., Schmitz, B. & Spencer, T. (2006). Networks, clusters and innovation intourism: a UK experience. Tourism Management, 27, 1141-1152.

Porter, M. (1998). Clusters and the new economics competition. Harvard Business Review, 76 (6).

Schmitz, H. (1992). On the clustering of small rms. IDS Bulletin, Institute of Development Studies, 23, 64–9.

Sevrani, K.,& Elmazi, L. (2008). Ict and the changing landscape of tourism distribution-a new dimension of tourism in the global conditions. Journal of Tourism, (6), 22-29.

Amaral e Silva, W. A.& Teixeira, R. M. (2014, January-March). Adoção de Tecnologia da Informação pelas Micro e Pequenas Empresas do Setor Hoteleiro de Sergipe. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8 (1), 59-77.

Wang, H., Li, M., Hao, L. & Ge, M. (2013). Practice and exploration of leisure agriculture construction in Inner Mongolia agriculture e and animal husband techonology park. Asian Agricultural Research, 5 (1):1-3, 8.

Weiermair, K. (1998). “Threats and Opportunities of Information Technologies: The Case of Smalland Medium-sized Tourism Enterprises”, Ministry of Culture & Tourism Korea (ed.), A New Era in Information Technology; Its Implications for Tourism

Policies, OECD-Korea Conference, 10-11 November 1998, 35-52.

World Tourism Organization (UNWTO). (2011). Technology in Tourism.. AM Reports. Recuperado em 23 janeiro, 2015 de http://www2.unwto.org/publication/am-reports-vol-1-technology-tourism.

Publicado
2017-08-05