TURISMO E INOVAÇÃO: UMA PROPOSIÇÃO DE MODELO DE SISTEMA DE GESTÃO PARA CONFIGURAÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES

  • Fernando Almeida García Universidad de Málaga (UMA).
  • Luiz Augusto Machado Mendes Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Adalberto dos Santos Júnior Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil.

Resumo

Diante de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, cabe aos destinos turísticos criarem estratégias de diferenciação que sejam sustentáveis e inovadoras, de modo a gerar valor superior aos turistas através da geração de experiências únicas e inesquecíveis, e resultados efetivos em curto, médio e longo prazo. Nesse ambiente de grandes transformações é possível destacar significativos fatores, como o aumento do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC); a crescente preocupação sobre a crise energética e escassez de recursos naturais; a mudança climática; o aumento da competitividade global; mudança do comportamento dos consumidores; o crescimento e desenvolvimento das cidades; o desenvolvimento de novos mercados, principalmente oriundos de países emergentes; o desenvolvimento de blocos econômicos e alianças estratégicas; o crescimento do turismo a nível global, dentre outros.

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Publicado
2017-08-05