INDICADORES PARA MONITORAMENTO E GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES

  • Marcelle Miskalo-Cruz Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gândara Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Destinos Turísticos Inteligentes, Smart Destinations, Indicadores, Gestão, Monitoramento

Resumo

Com o avanço e proliferação das tecnologias de informação e comunicação - TIC, a sociedade se depara com uma realidade criada a partir do conceito smart. O desenvolvimento tecnológico causa transformações, adaptações e resulta na criação de novas oportunidades em todos os ramos, inclusive no turismo. Essas transformações exigem de seus gestores novos posicionamentos frente à realidade atual. São desafios para as cidades, no caminho da evolução para se tornarem smart e aos Destinos Turísticos, se adequarem para serem considerados Destinos Turísticos Inteligentes. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica e documental sobre Destinos Turísticos Inteligentes (smart destinations) e a importância da escolha, definição e uso de indicadores para a gestão e o monitoramento destes destinos, o que permite acompanhar a evolução, bem como apontar estratégias mais eficientes para o desenvolvimento e aprimoramento destes locais, permitindo a tomada de decisões tanto para gestores públicos quanto para privados.

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Biografia do Autor

Marcelle Miskalo-Cruz, Universidade Federal do Paraná
Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduação em Direito pela Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu - UNIFOZ (2008). Especialização pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), núcleo Foz do Iguaçu (2009). Bolsista pela Fundação Araucária. http://lattes.cnpq.br/6944734300616872.
José Manoel Gândara, Universidade Federal do Paraná
Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1988), especialização em Marketing Internacional pela Societtá Italiana per L'Organizzazzione Internazzionale de Roma (1988), especialização em Economia do Turismo pela Universidade Bocconi de Milão (1989), mestrado em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milão (1989) e doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (2001). Realizou pós-doutorados nas Universidades de Málaga, Valencia, Las Palmas de Gran Canaria, Alicante e Vigo pesquisando principalmente as áreas de Marketing, Qualidade, Sustentabilidade, Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos e Hotéis. Professor adjunto do Departamento de Turismo, do Mestrado em Turismo e do Mestrado/Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná. http://lattes.cnpq.br/2820622668034670.

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Publicado
2017-08-05