O Lugar como mediação na abordagem de conceitos e temas da Geografia Escolar

  • Caio Santos Rodrigues Universidade do Estado da Bahia
  • Ronaldo Santos Costa Junior Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão do conceito de lugar na perspectiva da Geografia humanista e da Geografia escolar, vinculando às dimensões fenomenológicas da realidade do estudante e à educação geográfica, na possiblidade de uma leitura dos espaços vividos de forma próxima à dinâmica cotidiana dos estudantes, pois, tal relação está fundamentada nos princípios de uma abordagem que valoriza as geografias vividas no espaço-tempo em que foram experimentadas. Apoiado nessa corrente, entende-se que as vivências e experiências – produto da geograficidade – são elementos constitutivos do espaço mais imediato de cada sujeito, dessa forma, esse trabalho propõem uma articulação dessa dimensão no processo de ensino/aprendizagem dos conhecimentos geográficos. A compressão de conceitos/categorias se configura como um desafio para o educando. Partindo dessa premissa, defende-se uma abordagem que pode ter como ponto de partida a própria existência do sujeito no mundo. O itinerário percorrido na produção deste texto seu deu a partir e exclusivamente de pesquisa bibliográfica. Sendo assim, alguns autores e autoras nortearam as reflexões tecidas: Relph (2014), Tuan (2013), Marandola (2021), Marandola e Oliveira (2019), Massey (2008), Callai (2010). Nesse aspecto, esse caminho possibilitou diálogos em torno de temáticas inerentes a geograficidade do estudante, contemplando dimensões que emergem do lugar de vivência.

 

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Biografia do Autor

Caio Santos Rodrigues, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (Campus XI / Serrinha). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais - PROET/UNEB. Pós-graduando em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IF Baiano/Serrinha). É membro do grupo de pesquisa, Geografia: Diversas linguagens e Narrativas de professores GEO(BIO)GRAFAR. Foi bolsista pela CAPES no Programa Residência Pedagógica - RP, no subprojeto Formação docente geografia escolar e educação geográfica: residência pedagógica no território do sisal. Foi Coordenador de finanças da Coordenação Executiva Baiana dos Estudantes de Geografia (CEBEGEO). Atuou como estagiário no Programa Mais Futuro (SEC/BA) no Colégio Estadual Rubem Nogueira. Participou como bolsista do Laboratório Interdisciplinar de Estudos Geográficos (LIEGEO). Atuou como monitor do programa Universidade Para Todos - UPT. Foi Monitor ID no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID "Formação docente e Geografia escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico". Tem interesse de estudo e pesquisa principalmente nos seguintes temas: práticas de ensino de geografia e as diversas linguagens, formação inicial docente.

Ronaldo Santos Costa Junior, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no programa de pós-graduação em Estudos Territoriais, Pelo Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), da Universidade do Estado da Bahia - UNEB (Campus I/Salvador). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal da Bahia - IFBA (Campus/Salvador). Membro do Grupo de Pesquisa Geografia, Diversas linguagens e Narrativas de professores - GEO(BIO)GRAFAR.

Publicado
2023-08-23
Como Citar
SANTOS RODRIGUES, C.; COSTA JUNIOR, R. O Lugar como mediação na abordagem de conceitos e temas da Geografia Escolar. Revista do Laboratório de Ensino de História e Geografia da UESC, v. 3, n. 3, p. 130-147, 23 ago. 2023.