Satisfação com Financiamentos Particulares do Programa Minha Casa Minha Vida em Juazeiro do Norte, CE

  • Elaine da Silva Crispim Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Regional do Cariri (URCA) http://orcid.org/0000-0003-4088-0754

Resumo

A discussão acerca da temática habitação vem ganhando espaço, tendo em vista a grande desigualdade social e o crescimento do mercado imobiliário em todo Brasil. Em face deste expressivo problema habitacional, o Governo Federal em parceria com os municípios criou o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. Essa política social busca melhor atender as necessidades habitacionais do país. Nesse contexto, este estudo pretende descrever esse programa, considerando os financiamentos particulares; traçar o perfil socioeconômico das famílias beneficiárias desse programa; e mensurar o grau de satisfação dessas famílias beneficiadas no município cearense de Juazeiro do Norte. Para atender a esses objetivos propostos, realizou-se uma análise tabular e descritiva e análise fatorial por meio dos componentes principais. Os resultados indicam que a maioria dos beneficiários apresentou nível intermediário de satisfação no município de Juazeiro do Norte, considerando os parâmetros estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine da Silva Crispim, Universidade Regional do Cariri (URCA).
Economista pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)
Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Dra. em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Referências

ALENCAR. A. M. Direito a moradia digna: análises das necessidades habitacionais vivenciadas pelos usuários contemplados com a casa própria no PMCV em Juazeiro do Norte, 2012. (Monografia de graduação em Serviço Social) 82 p. Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, CE, 2012.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Programa Minha Casa Minha Vida. Juazeiro do Norte, CE, 2013.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P.; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro. Elsevier, 2009.

FERREIRA. L. R. Direitos e deveres dos usuários do Programa Minha Casa Minha Vida do bairro Aeroporto do bloco residencial Tenente Coelho IV na perspectiva da vivencia coletiva. (Monografia de graduação em Serviço Social) 55 p. Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, CE, 2012.

FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística. São Paulo: Atlas, 1996.

GARÓFALO, G. L.; CARVALHO, L. C. P. Teoria Microeconômica. São Paulo: Atlas, 1995.

HALL, R. E.; LIEBERMAN, M. Microeconomia: princípios e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

IPECE – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Perfil Básico Municipal 2012 – Juazeiro do Norte – CE. IPECE: Fortaleza – CE. 2012.

JORNAL DO CARIRI – CE. Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. Ed. 2538, Juazeiro do Norte – CE, 2012.

MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de Estatística Multivariada – uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

MIRANDA. E. F. Análise do sistema de cotas no PMCMV na cidade de Juazeiro do Norte com ênfase na mulher. (Monografia de graduação em Serviço Social) 76 p. Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, CE, 2012.

PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. 7ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

SANTANA, A. C. Índice de desempenho competitivo das empresas de polpa de frutas do Estado do Pará. Revista de Economia e Sociologia Rural. Rio de Janeiro, v.45, n.3, p.749-775, 2007.

SILVA, E. S. M. Os benefícios econômicos e sociais do Projeto Minha Casa Minha Vida na cidade de Juazeiro do Norte – CE. 2012. (Monografia de graduação em Ciências Econômicas) 61 p. Universidade Regional do Cariri. Crato, CE, 2012.

SILVA, K. K. P.; SOUSA, E. P. Nível de satisfação dos clientes de pet shops no município de Juazeiro do Norte, CE. Revista de Administração FW, v. 12, n. 22, p. 47-66, 2014.

SILVA, M. C. D. Considerações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. 06/01/2011. Disponível em <http://www.azevedosette.com.br>. Acesso em 26/10/2012.

SOUZA. M. S. A. Análise da satisfação da conquista da moradia digna das famílias do Programa Minha Casa Minha Vida do condomínio Tenente Coelho IV no município de Juazeiro do Norte. (Monografia de graduação em Serviço Social) 59 p. Faculdade Leão Sampaio. Juazeiro do Norte, CE, 2012.

STIGLITZ, J. E.; WALSH, C. E. Introdução à Microeconomia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.

Publicado
2016-11-26