COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE MANGA E MELÃO

uma análise por meio do Modelo Gravitacional

Palavras-chave: Competitividade, Fruticultura, Modelo Gravitacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a competitividade das exportações de mangas e melões brasileiras, além do seu desempenho na balança comercial do país. Para isso, foi utilizada o Modelo Gravitacional com a metodologia de dados em painel. Os resultados indicaram que, para as exportações de mangas, o modelo estimado adequado foi o de Efeitos Fixos, então corrigido para o modelo Prais-Winsten. No que tange às exportações de melões, o modelo estimado apropriado foi o de Efeitos Fixos, corrigido para o Modelo de Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis (MQGF). Os resultados demonstraram que as exportações de mangas e melões, apesar de apresentarem baixas estimativas resultantes de suas elasticidades, possuem forte potencial de crescimento competitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Roberto de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrado em Economia e Desenvolvimento (UFSM), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM), Graduação em Ciências Econômicas (UFSM).

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Economia Aplicada (UFV), Mestrado em Agronegócios (UFRGS), Graduação em
Ciências Econômicas (UFSM). Docente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM).

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Economia (UFPE), Mestrado em Economia (UFPE), Graduação em Ciências Econômicas (UFSM). Docente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM).

Publicado
2023-08-24