REDES SOCIAIS COMO FUNDAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ANÁLISE DO CASO DOS CENTROS TURÍSTICOS DE PIRATUBA E TREZE TÍLIAS, SANTA CATARINA, BRASIL

  • José Elmar Feger
  • Cinthia Maria de Sena Abrahão
  • Virgínia Elisabeta Etges
Palavras-chave: Análise de redes sociais. Aglomeração de Turismo. Regionalização de turismo. Marcelino Ramos (RS). Piratuba (SC).

Resumo

O artigo examina as relações entre os atores sociais vinculados ao turismo na região formada pelos municípios brasileiros dos estados de Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), os quais estão sob influência dos centros turísticos Piratuba (SC) e Treze Tílias (SC). A investigação foi realizada sob a perspectiva da análise das redes sociais (ARS), orientada pela premissa de que a combinação entre a lógica competitiva e cooperativa é uma forma de mobilização para o desenvolvimento territorial, que se aplica sobre tudo ao fenómeno do turismo. A metodologia articula procedimentos de investigação qualitativa e descritiva, por meio da qual verificou-se que a densidade das relações entre os atores envolvidos com o turismo nesta região é pouco significativa e se concentrou nos agentes públicos. Destaca-se que a maior gama de relações entre os atores do setor privado se produz nos municípios onde o turismo é mais estruturado.

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Publicado
2015-07-06
Seção
Artigos