Análise dos engenhos de Areia - PB mediante estratégias de diferenciação

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar e analisar as estratégias de diferenciação dos engenhos da cidade de Areia, região do brejo paraibano, que compõem parte da rota turística Caminhos do Frio, especificamente no que diz respeito à Rota dos Engenhos. Quando os locais turísticos estabelecem conexões entre si, incorporando carcaterísticas e rotas específicas, isso resulta em uma compreensão mais profunda dos produtos e serviços turísticos, gerando insights valiosos para a experiência dos visitantes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e/ou proprietários de quatro engenhos da região, a saber, engenho Vaca Brava, engenho Cachoeira, engenho Triunfo e engenho Ipueira. Os resultados obtidos demonstram que os quatro engenhos atrelam a produção de cachaça com a recepção de visitantes, ainda que nem todos tenham o turismo como grande enfoque. Dois deles cobram entradas e disponibilizam outros pontos de interesse para além do processo de produção da cachaça. Todos os engenhos apostam em estratégias de diferenciação, ainda que tais estratégias também sejam diferentes entre si. No que diz respeito às estratégias de marketing, todos os engenhos pesquisados utilizam as redes sociais como canal de marketing, dois engenhos têm também a prática de parcerias com atores locais, enquanto apenas um dos engenhos dispõe de um departamento de marketing. Pode-se observar, finalmente, que ainda que os engenhos pesquisados sejam diferentes entre si, tanto no que diz respeito ao tamanho da propriedade e volume de produção, como na relação para com o turismo e nas estratégias de diferenciação e de marketing, seus gestores têm como interesse comum o desenvolvimento da cidade de Areia e da região como produtora de cachaça, trabalhando em clima de cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Kettrin Farias Bem Maracajá (Maracajá, K. F. B.)

Dra. em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Paraíba. 

Professora da Pós Graduação em Administração (PPGA) e da  Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG.

Líder do grupo de pesquisa Turismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Universidade Federal de Campina Grande, Campus Central.

CV: http://lattes.cnpq.br/5398977630029480     

 

Rafael Meira Lima Freire, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel em Administração, Brasil. rafael.meira@estudante.ufcg.edu.br

Dianine Censon, Instituto Federal do Tocantins
Professora de Turismo, Eventos e Gestão Pública no Instituto Federal do Tocantins Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP na Universidade Federal do Tocantins
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Publicado
2023-11-06