Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ:

Um Olhar sob a Perspectiva do Visitante

Resumo

Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Acreano, natural de Rio Branco. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), onde analisou a presença de conteúdos sobre gestão da diversidade nos currículos dos cursos de bacharelado em Administração de Universidades Federais do Brasil, tendo cursado esta pós-graduação como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011), tendo cursado o referido curso como beneficiário de bolsa integral através do Programa Universidade Para Todos - PROUNI. Graduando em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, onde desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o estudo sobre o perfil da produção científica sobre gastronomia em periódicos brasileiros de turismo. Pós-graduando em Gestão Urbana e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP-FIOCRUZ, onde desenvolve a proposta de intervenção intitulada "Gestão Urbana e Big Data: modificando a atuação na gestão, a partir da análise de grandes dados". Pós-graduando em Gestão Ambiental, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Entre o Artesanal e o Convencional: Avaliação do Ciclo de Vida em Cervejarias Artesanais. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) e do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES). Possui experiência na área de Administração, Alimentos e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, gastronomia contemporânea, segurança alimentar, comportamento organizacional, diversidade nas organizações, gestão ambiental, gestão urbana, sociologia urbana, tecnologias sociais, negócios sociais e divulgação científica. e. Áreas de interesse: gestão da diversidade, estudos sobre competências comportamentais em administração e ensino em administração.

Camila Maria dos Santos Moraes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua no Bacharelado em Turismo, na Licenciatura em Ciências Sociais e nas Pós-Graduações em Ecoturismo e Conservação (PPGEC) e Memória Social (PPGMS). Formada em Turismo pela UNIRIO, Especialista em Sociologia Urbana e Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, durante seu doutorado em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil na Fundação Getúlio Vargas (CPDOC / FGV-RJ), realizou estágio de pesquisa no Centre For Mobilities Research / Lancaster University no Reino Unido, quando voltou suas pesquisas para os estudos do turismo dentro do campo mais amplo de estudos das mobilidades. É Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET / MEC) Observatório de Turismo do Estado do Rio de Janeiro onde coordena o Programa TurisData: Base de Dados sobre os Estudos do Turismo e das Mobilidades e o Observatório do Turismo em Favelas. É também coordenadora do Projeto Destino inteligente tem memória e história: mobilizando o turismo de base comunitária na Rocinha (Financiamento FAPERJ); Co-Investigadora dos Projetos Lockdown Stories (Financiamento Global Challenges Research Fund (GCRF) / Leicester University) e Local Heritage and Sustainability: promote reflection and sharing within and across communities (Financiamento AHRC International Network: Pathways to Impact) onde vem desenvolvendo com moradores, guias locais, ativistas e produtores culturais narrativas e visitas virtuais sobre as favelas do Rio de Janeiro.
Natália Talita Araújo Nascimento, Universidade Federal de Rondônia (Unir)
Professora Adjunta na Universidade Federal de Rondônia (Unir), Doutora em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA/UNIR), Mestre em Administração Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP), Graduada em Administração (UNIR); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (Geitec) e Grupo de Pesquisa em Estudos Interdisciplinares em Contabilidade e Gestão Organizacional.
Gustavo Yuho Endo, Business School UNOESTE
Doutorando em Engenharia de Produção na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Ponta Grossa e Professor na Business School UNOESTE, faz parte do Laboratório de Estudos em Sistemas Produtivos Sustentáveis (LESP/UTFPR), do Grupo de Pesquisa em Estudos Organizacionais (GPEOS/UNOESTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management da Universidade de Brasília (GeaLOGS/UnB). É Mestre em Administração (2016) e Bacharel em Administração (2007).    
Publicado
2023-11-06