A sequência de camarão como patrimônio gastronômico da Lagoa da Conceição, Florianópolis-SC,Brasil

Resumo

Este trabalho objetiva investigar a sequência de camarão (SeqC), produto gastronômico muito comum em Florianópolis, especificamente do bairro da Lagoa da Conceição, observando também a relevância deste prato no contexto econômico e turístico local, na cidade de Florianópolis. A sequência de camarão, prato típico e comumente pedido em bares e/ou restaurantes de Florianópolis, cuja denotação, é, um prato, cujo camarão é apresentado de diversas maneiras e com diferentes complementos, é a pauta deste estudo. Para tanto, fez-se necessário adentrar este universo, usando de uma pesquisa de sentido qualitativa e quantitativa, com abordagens descritivas, contando com a pesquisa bibliográfica, além da pesquisa de campo para compreender e dar veracidade as questões supracitadas. O universo desta pesquisa pauta-se em frequentadores, funcionários e donos de restaurantes da Lagoa da Conceição, numa amostra de 21 pessoas. Conclui-se que a Lagoa da Conceição, bairro da cidade de Florianópolis possui um produto gastronômico identitário, a sequência de camarão, que emerge de histórias perpassadas de geração para geração, seja pela própria historicidade, bem como pelos falares de quem o conhece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Quaglia Peixoto, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Especialista em Gestão de negócios gastronômicos, Especialista em Cultura e Sociobiodiversidade em Gastronomia e também Especialista em Educação profissional e tecnológica, é graduado em Licenciatura em História e graduando em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Santa Catarina; matheusqp@gmail.com.

Tiago Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutor em Administração. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense. tiago.mondo@ifsc.edu.br

Publicado
2023-11-06