O DISCURSO DA VIABILIDADE DO TURISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: O PROGRAMA NACIONAL DE TURISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR (PNTRAF) E O PAPEL DO ESTADO DO PARANÁ NO CONTEXTO

  • Luciano Zanetti Pessôa Candiotto
Palavras-chave: Turismo rural. Agricultura familiar. Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar (PNTRAF).

Resumo

Tornou-se comum nos dias atuais, o discurso de que o turismo é uma promissora alternativa de emprego e renda para as famílias agrícolas, pois o turismo rural é uma atividade que dinamiza economicamente os espaços rurais, e também é visto como potencialmente sustentável, pois além dos benefícios econômicos, pode contribuir para a conservação ambiental e para o resgate e valorização sociocultural das comunidades e famílias rurais. A partir da disseminação desse discurso, propagada também pelos agentes hegemônicos do capitalismo global, o governo federal e governos estaduais vêm investindo na expansão do turismo rural na agricultura familiar, de modo que no Brasil, recentemente foi criado o Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar (PNTRAF). Nesse sentido, o presente texto busca discutir a origem da retórica da viabilidade do turismo rural nas Unidades de Produção e Vida Familiares (UPVF´s), e fazer uma análise dos objetivos e diretrizes do PNTRAF.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-02-11
Seção
Artigos