A DICOTOMIA ENTRE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO EM UM AGLOMERADO TERRITORIAL TURÍSTICO
Resumo
O presente artigo buscou analisar de que maneira a estrutura de relacionamento em redes, de empresas aglomeradas territorialmente, de um mesmo setor, determina a cooperação e a competição. Para isso, foi realizada uma pesquisa empírica entre as pousadas localizadas na região da Serra do Cipó – MG, utilizando o estudo de caso descritivo como estratégia. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário fechado e tratados com a utilização do software Ucinet 6.0, apoiado na teoria de análise de redes sociais. Utilizou-se, também, técnicas de análise de regressão estatística e técnicas da estatística descritiva. Os resultados iniciais apontaram para a coexistência da cooperação e da competição na amostra selecionada com a predominância de relacionamentos cooperativos, apensar da baixa intensidade de ambos os construtos e de uma relação não significativa entre cooperação e competição. Com tais características, a presença de um clima de indiferença na aglomeração turística foi considerada, corroborando com a ideia de que a atuação em redes exige esforços que nem sempre são compartilhados em prol da coletividade, seja por falta de condições ou interesse.