RÁDIO, CULTURA E TURISMO NA CIDADE DE ILHÉUS, BAHIA

  • Joliane Olschowsky da Cruz
  • Charles dos Reis Alves
Palavras-chave: Cultura, Turismo, Rádio, Representação Social, Ilhéus.

Resumo

A aproximação global dos mundos leva as mídias a construir imaginários e reproduzir culturas. O turismo nelas encontra suporte para desenvolver suas práticas. O rádio, meio comunicação de massa com grande penetrabilidade, promotor de integração social, cultural e política, pode possibilitar ao turista e ao residente em Ilhéus/BA descobrir atrativos, conhecer condições das praias e previsão do tempo para organizar seu lazer. Através das músicas e artistas regionais, permite tomar contato com a cultura local. Objetiva-se estudar a possibilidade da programação representar a cidade promovendo turismo e cultura. Trata-se de pesquisa qualitativa para coleta e tabulação de material e sua análise, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais e como método a análise de conteúdo, na qual as categorias foram interpretadas à luz das teorias sobre Cultura, Turismo e Comunicação. Os dados foram obtidos por amostragem não-probabilística por julgamento, em pesquisa exploratória, tendo como universo os cabaneiros das praias de Ilhéus, Bahia, e suas percepções a respeito da programação veiculada pelas cinco rádios da cidade. Essa pesquisa preliminar revelou a resistência desses profissionais do turismo em transmitir tal programação. As respostas apresentadas permitiram conhecer as potencialidades do veículo, suas influências e as formas de narrar a cidade, a fim de possibilitar o desenvolvimento da cultura e do turismo local.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-01-26
Seção
Artigos