GASTRONOMIA COMO IDENTIDADE DE MARCA PARA DESTINOS TURÍSTICOS EM CIDADES CRIATIVAS

  • Guilherme Henrique Koerich
  • Richard Perassi Luiz de Sousa
  • Francisco Antonio Pereira Fialho
Palavras-chave: Cidades criativas, Turismo Criativo, Comunicação da marca, Gastronomia.

Resumo

As cidades criativas têm como característica basilar, processos contínuos de inovação e criação, sejam de ideias, tradições locais, tecnologias, produtos e serviços, em diversas áreas de concentração. Tal característica é responsável por despertar o interesse de turistas, fomentando a atividade turística no local. A gastronomia é uma fonte de criatividade para um destino turístico, e o desenvolvimento do turismo criativo. A este respeito, o estudo propõe apresentar um panorama teórico das relações entre cidades criativas e marca gastronômica, abordado de forma transversal com turismo criativo e comunicação turística. Para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, sobre os conceitos supracitados. Os resultados apontam que a gastronomia integra a marca do lugar em que está inserida, e representa suas singularidades, aspectos sociais, culturais e naturais, de maneira que pode ser utilizada como elemento diferenciador, e atrativo para destinos turísticos. Neste sentido, a comunicação turística veicula as práticas criativas e turísticas do destino, e faz a ligação destas com os potenciais turistas e a comunidade. Por fim, a marca gastronômica de um destino turístico, constitui um elemento de criatividade para o desenvolvimento do turismo criativo.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique Koerich
Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Graduado em Gastronomia, e Graduando Turismo (UNISUL). Membro do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq).
Richard Perassi Luiz de Sousa
Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa). Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Professor titular na UFSC, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos programas de mestrado e doutorado em Design, e Engenharia e Gestão do Conhecimento. É líder do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq).
Francisco Antonio Pereira Fialho
Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Professor titular na UFSC. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em conhecimento e Consciência (NEDECC). Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição (NUCOG). Participante do Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento para Inovação (ENGIN) e do Laboratório de Gestão Responsável (LGR).

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Publicado
2018-12-15