A UTILIZAÇÃO DO MARKETING CULTURAL NO TRADICIONALISMO GAÚCHO

  • Jessica Pacheco
  • Nádya Regina Bilibio Antonello URI, SANTO ANGELO, RS
  • Helenice Rodrigues Reis URI, SANTO ANGELO, RS
  • Leandro Dorneles dos Santos UFSM, SANTA MARIA, RS FISMA, SANTA MARIA, RS URI, CERRO LARGO, RS FEMA, SANTA ROSA, RS
  • Edio Polacinski
Palavras-chave: Marketing Cultural, CTG, MTG, Cultura Gaúcha, Tradicionalismo.

Resumo

O Rio Grande do Sul é reconhecido mundialmente por sua riqueza e diversidade cultural. Porém, são necessárias ações de marketing para que se obtenha a perenidade desta característica. Assim, o objetivo desta pesquisa é ampliar os conhecimentos sociais dos leitores sobre a cultura gaúcha e sobre os meios de divulgação desta para o público em geral, e sugerir ações que corroborem para divulgação da cultura e do tradicionalismo gaúcho para a sociedade. A metodologia de pesquisa classificou-se, quanto aos fins, como exploratória, quando buscou um melhor entendimento a respeito das questões relativas ao marketing cultural existente sobre as tradições culturais gaúchas, bem como descritiva, pois apresentou as características do povo gaúcho e suas tradições. Quanto aos meios, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, por trabalhar junto a materiais publicados em diversas mídias, pesquisa de campo, uma vez que foram realizadas entrevistas não estruturadas junto a integrantes de um CTG, bem como estudo de caso, já que foram abordadas informações relativas à comunidade gaúcha. Entre os resultados alcançados, destacam-se o detalhamento do tradicionalismo gaúcho e, a partir deste, a sugestão de seis ações com objetivo de ampliar a divulgação desta cultura através do marketing cultural.

Referências

BASTOS, Rogério. Notícias do Tradicionalismo Gaúcho. 20 de setembro: especial na RBS TV. 2013a. Disponível em: < http://www.rogeriobastos.com.br/2013/08/20-de-setembro-especial-na-rbs-tv.html>. Acesso em: 7 nov. 2013.

______. ENART com transmissão ao vivo. 2013b. Disponível em: <http://www.rogeriobastos.com.br/2013/10/ENART-com-transmissao-ao-vivo.html>. Acesso em: 7 nov. 2013.

______. Notícias do Tradicionalismo Gaúcho. O marketing de bombachas. 2012. Disponível em: <http://rogeriobastos.blogspot.com.br/2012/01/o-marketing-de-bombachas.html>. Acesso em: 8 nov. 2013.

CBTG. Os grandes campeões do ENART. 2011. Disponível em: <http://cbtg.blogspot.com.br/2011/12/os-grandes-campeoes-do-ENARTrs.html>. Acesso em: 10 nov. 2013.

CIRNE, Paulo Roberto de Fraga. O começo do tradicionalismo gaúcho. In: Releituras da História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Corag, 2011. p. 265 – 282.

FERREIRA, Cyro Dutra. 35 CTG: o pioneiro do movimento tradicionalista gaúcho – MTG. 4. ed. – Porto Alegre, RS, [2005?].

FONSECA, Pedro Ari Veríssimo. O gaúcho quem é... Passo Fundo: Pe. Berthier, 1999.

G1. Desfile farroupilha atrai milhares de pessoas em Porto Alegre. 2013a. Disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/09/desfile-farroupilha-atrai-milhares-de-pessoas-em-porto-alegre.html>. Acesso em: 31 out. 2013.

______. Tradição é motivo de orgulho para gaúchos, diz pesquisa. 2013b. Disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb/2013/04/18/para-gauchos-tradicao-e-motivo-de-orgulho-diz-pesquisa/>. Acesso em: 15 nov. 2013.

______. TV Tradição atinge 4,2 milhões de acessos. 2012a. Disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb/2012/12/07/tv-tradicao-atinge-42-milhoes-de-acessos/>. Acesso em: 4 nov. 2013.

______. Centros de Tradições Gaúchas mantêm cultura do RS pelo mundo. 2012b. Disponível em: <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/semana-farroupilha/2012/noticia/2012/09/centros-de-tradicoes-gauchas-mantem-cultura-do-rs-pelo-mundo.html>. Acesso em: 15 fev. 2014.

IBGE. Estados@: Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=rs>. Acesso em: 16 fev. 2014.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 7. ed. - Rio de Janeiro: Prentice-hall, 1998.

LESSA, Luiz Carlos Barbosa. A história do chimarrão. 4. ed. – Porto Alegre: Evangraf/MTG, 2013.

MACHADO NETO, Manoel Marcondes Machado. Marketing cultural das práticas à teoria. 2. ed. - Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARIANTE, Helio Moro. História do tradicionalismo Sul-rio-grandense. Porto Alegre: FIGTS, 1976.

MTG. Convenção tradicionalista gaúcha. 2013a. Disponível em: <http://www.mtg.org.br/convencao.html>. Acesso em: 15 dez. 2013.

______. Fundação cultural gaúcha. 2013b. Disponível em: <http://www.mtg.org.br/site/pag_fcghist.php>. Acesso em: 15 dez. 2013.

______. Modalidades ENART. 2013c. Disponível em: <http://www.mtg.org.br/site/sites/ENART/modalidades.php>. Acesso em: 15 dez. 2013.

______. RTs e entidades. 2013d. Disponível em: <http://mtg.org.br/aentidade/304>. Acesso em: 16 ago. 2015.

______. Coletânea da legislação tradicionalista. Vol. 2. - Porto Alegre: MTG, 2000.

MUNHOZ, Carlos Eduardo. Composto ou mix de marketing: os 4 Ps, Cs e As. 2005. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/composto-ou-mix-de-marketing-os-4-ps-cs-e-as/10702/>. Acesso em: 23 out. 2013.

OLIVEIRA, Bruno. Lista completa com todos os tipos de marketing. 2012. Disponível em: <http://www.mestredomarketing.com/lista-completa-com-todos-os-tipos-de-marketing/>. Acesso em: 15 fev. 2014.

OLIVEIRA, Silvio; VERONA, Valdir. Gêneros musicais campeiros no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Nativismo, 2006.

PAIXÃO, Darcy Pereira da. O que é MTG: questionamentos e perspectivas. 2. ed. – Santa Maria, RS, 2004.

QUEVEDO, Júlio. História compacta do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2003.

SANTOS, Tatiani. et al. O desenvolvimento do marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 89-102, 2009.

SAVARIS, Manoelito Carlos. Manual de tradicionalismo gaúcho. Porto Alegre: MTG, 2012.

SCHORR, Renato Jacobs. Nos tentos. Santo Ângelo: Furi, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant .Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

Publicado
2017-11-27