CULTURA GAÚCHA: A PERCEPÇÃO DOS FREQUENTADORES DA XXIX SEMANA FARROUPILHA DO CTG NOVA QUERÊNCIA - BOA VISTA – RORAIMA

  • Rita Michelin Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Paulo Roberto Teixeira Universidade Estadual de Roraima - UERR
Palavras-chave: Cultura, Cultura gaúcha, Identidade, CTG Nova Querência.

Resumo

A cultura gaúcha encontra-se em um constante processo de (re)construção o que corrobora com o processo de dinamicidade das culturas. Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) se tornaram um espaço de valorização da cultura gaúcha, independente do Estado onde estejam localizados, tornando-se um espaço de integração e trocas culturais, onde qualquer pessoa pode ter contato com a cultura sul-rio-grandense. O objetivo do artigo foi estudar o evento da Semana Farroupilha realizado no CTG Nova Querência (Boa Vista/RR), a fim de identificar a percepção dos seus frequentadores quando a cultura gaúcha. Foram aplicadas 124 entrevistas e os indivíduos foram divididos em duas categorias: Gaúchos e Não Gaúchos. Os resultados demonstraram que a valorização do tradicionalismo destacou-se na percepção da cultura gaúcha, por ambas as categorias do universo da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Michelin, Universidade Estadual de Roraima - UERR
Mestre em Turismo pela UCS. Bacharel em Turismo pela PUCRS. Discente do curso de Antropologia da UFRR. Professora efetiva do curso de Turismo da UERR.
Paulo Roberto Teixeira, Universidade Estadual de Roraima - UERR
Mestre e Bacharel em Turismo pela UCS. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UCS. Professor efetivo do curso de Turismo da UERR.

Referências

BARRETTO, Margarita. Cultura e turismo: discussões contemporâneas. São Paulo: Papirus, 2007.

BARTH, Fredrik. Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Philippe e STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

BURNS, Peter. M. Turismo e antropologia: uma introdução. São Paulo: Chronos, 2002.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

GRÜNEWALD, Rodrigo de A. Turismo, cultura e identidade étnica. 24ª Reunião Brasileira de Antropologia, Olinda - PE. 2004.

HAESBAERT, Rogério. Des-territorialização e identidade: a rede gaúcha no Nordeste. Niterói: EDUFF, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWN, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. 6.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

KAISER, Jakzam. Ordem e Progresso: o Brasil dos gaúchos. Florianópolis: Insular, 1999.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. 13.ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

LUVIZOTTO, Caroline K. As tradições gaúchas e sua racionalização na modernidade tardia. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2010.

MACIEL, Maria Eunice. Patrimônio, tradição e tradicionalismo: o caso do gauchismo, no Rio Grande do Sul. In: Mneme - Revista de Humanidades. V. 07. Nº 18: UFRN out./nov. de 2005

OLIVEN, Ruben G. A parte e o todo: a diversidade cultural no Brasil-nação. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 4.850 de 11 de dezembro de 1964. Oficializa a “Semana Farroupilha” e dá outras providências. Disponível em: <http://mtg.org.br/docs/mtg/leis%20decretos/lei_semana_farroupilha.pdf>. Acesso em 30 abril 2014.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 9.405 de 25 de outubro de 1991. Dispõe sobre a comemoração do Dia do Gaúcho. Disponível em: <http://mtg.org.br/docs/mtg/leis%20decretos/lei_gaucho.pdf>. Acesso em 30 abril 2014.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 11.929 de 20 de setembro de 2003. Institui o churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Disponível em: <http://mtg.org.br/docs/mtg/leis%20decretos/lei_churrasco_chimarrao.pdf>. Acesso em 24 mar. 2014.

SIMON, Pedro. A diáspora do povo gaúcho. Brasília: Senado Federal, 2007.

SOUZA, Carla M. de. Gaúchos em Roraima. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

Publicado
2018-04-09