LONGEVIDADE E ESPIRITUALIDADE: O ENVELHECER COMO UMA DÁDIVA DE DEUS

  • Maykon Santos Marinho
  • Luciana Araújo Reis

Resumo

O envelhecer é percebido por algumas pessoas como uma graça divina, um encontro espiritual e reverência a Deus. Assim, este estudo tem por objetivo analisar as percepções sobre o envelhecer dos idosos longevos. Trata- se de uma pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, com a utilização da técnica da história oral temática e do software NVivo para análise dos dados. O envelhecer para os idosos longevos está associado à espiritualidade e à crença de que a velhice é uma dádiva de Deus. Este estudo, reafirma a importância de estudos com idosos longevos e a inclusão do tema espiritualidade nos estudos de envelhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykon Santos Marinho

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória: Lin- guagem e Sociedade (PPGMLS) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bolsista de Doutorado da CAPES. Membro do Núcleo Inter- disciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano (UESB). 

Luciana Araújo Reis

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde (UFRN). Professora dos Pro- gramas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Socie- dade e do curso de Fisioterapia, ambos da Universidade Estadual do Sudo- este da Bahia (PPGM/UESB). Departamento de Saúde 1, Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento e Obesidade (UESB 

Publicado
2017-12-15