O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

 

 Instruções aos autores Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto, salvos em arquivo.doc e em pdf, espaço 1,5 entre linhas, papel tamanho A4, com margens de 3 cm, fonte Arial, tamanho 12; notas de fim de página deverão ser digitadas em tamanho 10. Os artigos não devem ultrapassar 25 laudas, incluindo as ilustrações: gráficos, tabelas, fotografias etc.; as resenhas não devem ultrapassar 5 laudas. As traduções terão uma extensão flexível, haja vista o texto trabalhado. Também devem ser enviados em pdf e em Word for Windows. As ilustrações, quando houver, devem ser enviadas separadamente do texto, numeradas em algarismos arábicos, com as fontes apresentadas em Arial, tamanho 10, e devidamente indicadas as suas posições no texto. Os gráficos, mapas e tabelas devem ser apresentados no próprio editor de texto. O título e subtítulo (se houver), seja de artigo ou resenha (neste caso, de trabalho publicado no último ano), dos textos devem ser digitados em caixa alta e baixa, centralizado, espaço simples, fonte Arial, tamanho 14. Nome(s) do(s) autor (es) alinhado(s) à direita, fonte Arial, tamanho 12. Já a titulação, instituição de origem, e-mail para contato e órgão financiador da pesquisa (se houver), em tamanho 10, como nota de rodapé. No caso de resenha, abaixo do nome do resenhista deve ser informado o titulo do trabalho resenhado e informações completas de autoria e fonte onde foi publicado. Cada texto deve ser acompanhado de um resumo com até 250 palavras, em português, em língua inglesa e espanhola, inclusive o título. As palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco) também devem ser traduzidas para os dois idomas. Os trabalhos passarão por pareceristas ad hoc que se manifestarão quanto à sua aceitação.

 

Citações. As citações diretas de autores no decorrer do texto devem seguir a forma: autor, data da publicação, número da página. Exemplo: (JAGUARIBE, 1962, p. 35); (FERREIRA; MELLO, 2008, p.34-35). As citações indiretas (paráfrases) de autores, no decorrer do texto, devem seguir a forma: autor e data da publicação. Exemplo: (JAGUARIBE, 1962). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: (ADORNO, 1975a), (ADORNO, 1975b).

 

Referências. Todas as obras referenciadas devem ser indicadas no final do artigo e alinhadas à esquerda. Só devem constar na lista de

referências os autores que foram efetivamente citados, direta ou indiretamente, no texto.

 

Publicação considerada no todo. Livros, folhetos (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc.): sobrenome do autor (em caixa alta), nome (em caixa alta e baixa). Título (em negrito; em caixa alta e baixa). Tradução (se houver). Número da edição (a partir da 2ª). Local da publicação: Editora, ano da publicação.

 Exemplos com um autor:

 

ROMILLY, Jacqueline de. A tragédia grega. Brasília, D.F.: UnB, 1998. ORLANDI, E. Análise do discurso, princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2003. _______. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. Campinas: Editora Unicamp, 1997. GOMES, L. G. F. G. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EduFF, 1998. (Coleção Antropologia e Ciência Política, 15).

 Exemplo com dois autores:

 

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Invest igação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telma Mourinho Baptista. Porto: Porto, 1994.

 Exemplo com três ou mais autores:

 

BARROS, R. F.; SILVA, M. S.; RAMOS, F. O. A alegria do saber. Salvador: SCIPIONE, 2000. OBSERVAÇÃO: Et al., abreviação de Et Alii (latim), atualmente é usado, preferencialmente, nas citações diretas ou indiretas. Na referência com mais de três autores, todos os nomes são grafados conforme o exemplo acima e as normas da ABNT.

 

 Exemplo com organizador, editor, diretor ou compilador:

 

PEROTA, Maria Luiza L. R. (org.). Multimeios: seleção, aquisição, processamento, armazenamento, empréstimo. 3. ed. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1993.

 

Parte de publicações periódicas ou livros

 

Artigo, capítulo, volume, fragmento e outras obras: sobrenome do autor (em caixa alta), seguido do nome (em caixa alta e baixa). Título e subtítulo (se houver). Seguido da expressão In: e do sobrenome (em caixa alta) e nome (em caixa alta e baixa) do organizador ou editor ou diretor ou compilador ou coordenador. Título do periódico ou da obra (em negrito), subtítulo (se houver). Número da edição. Local de publicação: editora, data de publicação. Número do volume e, ou localização da parte referenciada. Exemplos:

 

BOLETIM GEOGRÁFICO. Rio de Janeiro: IBGE, 1943-1978. Trimestral. REZENDE, Fernando. A imprevidência da previdência. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 51-68, abr./jun. 1984. PORTO, Edgard. Desenvolvimento regional na Bahia. In: AVENA, Armando (org.). Bahia século XXI. Salvador: SEPLANTEC, 2002. p. 97-128. SANTOS, F. R. A colonização da terra dos Tucuju. In: _____. História do Amapá, 1º. Grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1974. cap. 3.

 

Trabalhos de conclusão de cursos acadêmicos (Especialização, mestrado e doutorado): sobrenome do autor (em caixa alta), seguido do nome (em caixa alta e baixa). Título. Ano de disponibilização ao público. Número de folhas (optativo). Grau acadêmico a que se refere (titulação), nome da instituição do programa (optativo). Instituição em que foi apresentada, local, ano da apresentação.

 

Exemplo: LOPES, Roberto Paulo Machado. Universidade pública e desenvolvimento local: uma abordagem a partir dos gastos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia)– Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.

 

Documento de evento

 

Como um todo: Nome do evento (em caixa alta), número do evento (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título do documento, seguido de reticência (em negrito) (anais, atas, proceedings, livro de resumos etc.), local da publicação, editora e data da publicação. Exemplo: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 42., 2004, Cuiabá. Anais..., Cuiabá: SOBER, 2004. Em parte: Sobrenome(s) do autor(es) (em caixa alta), nome (em caixa alta e baixa). Título. Segue a expressão In: e o nome do evento, número do evento (se houver), ano, local (cidade) de realização. Título do documento (anais, atas, proceedings, livro de resumos etc.)... (em negrito), Local da publicação, editora e data da publicação. Localização da parte referenciada. Exemplo: FERREIRA, M.; MORENO, Rogério B.; OKAMOTO, M.; GONÇALVES, Paulo S.; MATTOSO, Luiz Henrique C. Comparação da qualidade de látex e borracha natural de diferentes clones da região de Matão, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 36., 1996, São Paulo. Resumos... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Quimica, 1996. p. PN1-PN1.

 

* Se o acesso dessa documentação for por meio eletrônico, deve ser acrescido o tipo de suporte da referência conforme as normas da ABNT. Exemplos: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 57., 2005, Fortaleza: Anais..., Fortaleza: UECE, 2005. 1 CD-ROM. SABROZA, P. C. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos..., Rio de Janeiro: ABRASCO, 1998. Disponível em: <HTTP://www.abrasco.com.br/epirio98/>. Acesso em: 17 jan. 1999.

 

Documento jurídico (legislação, jurisprudência – decisões judiciais, doutrina e interpretações de atos legais)

 

Cabe: Jurisdição (ou cabeçalho da entidade, no caso de se tratar de normas; em caixa alta). Título (em negrito; em caixa alta e baixa), data de publicação e dados da publicação. Exemplos: No caso de legislação BRASIL. Código civil. Organização dos textos, notas remissivas e índices por Juarez de Oliveira. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995. No caso de jurisprudência BRASIL. Supremo Tribunal de Justiça. Habeas-corpus nº 181.636-1, da 6ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, D.F., 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998. Imagem em movimento (filme, videoscassete, DVD e outros) Cabe: Título (em caixa alta e baixa). Direção. Produção. Créditos (diretor, produtor, realizador, roteirista e outros). Elenco relevante. Local de publicação: produtora, data. Especificação do suporte em unidades física. Exemplo: CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de Clermont-Tonnerre e Arthur Cohn. Elenco: Fernanda Montenegro, Venícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos e Otávio Augusto. [s.l.]: Le Studio Canal; Rio Filme; MCT Productions, 1998. 1 bobina cinematográfica.

 

Documento iconográfico (pintura, gravura, ilustração, desenho técnico, diapositivo, diafilme, material estereográfico, transparência, cartaz e outros) Cabe: Sobrenome do autor (em caixa alta), nome do autor (em caixa alta e baixa). Título (em negrito) (quando não existir, deve-se atribuir um nome ou indicar entre colchetes que o documento é sem título). Subtítulo (se houver). Local, editora, data de publicação. Data do suporte. Especificação do suporte. Exemplo: KOBAYASHI, K. Doença dos xavante. [S.l.: s.n.], 1980. [20--]. 1 fotografia. Documento cartográfico (atlas, mapa, globo, fotografia de área e outros) Cabe: Sobrenome do autor (em caixa alta), nome do autor (em caixa alta e baixa). Título (em negrito). Local, editora, data de publicação. Designação específica e escala do suporte. Exemplos: ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopédia Britânica do Brasil, 1981. 1 atlas. Escalas variáveis. INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO (São Paulo, SP). Regiões de governo do Estado de São Paulo. São Paulo, [s.n.], 1994. 1 atlas. Escala 1:2.000. Documento sonoro (disco, CD, cassete, rolo de fita, mídias de estado sólido: pen- drives, flash-cards, MPs e outros) No todo: A - Sobrenome do compositor(es) ou interprete(es) (em caixa alta). Nome do compositor(es), interprete(es) (em caixa alta e baixa). Título (em negrito). Local, gravadora (ou equivalente), data. Especificação do suporte. B - Sobrenome do entrevistado (em caixa alta). Assunto (em caixa alta e baixa). Título (em negrito). Nome e sobrenome do(s) entrevistador(es). Local, gravadora (ou equivalente), data. Especificação do suporte. Exemplos: FAGNER, R. Revelação. Rio de Janeiro: CBS, 1988. 1 cassete sonoro (60 min), ¾ PPS, estéreo. SILVA, Luiz Inácio Lula da. Luiz Inácio Lula da Silva: depoimento [abr.1991]. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. São Paulo:SENAI SP, 1991. 2 cassetes sonoros. Entrevista concedida ao Projeto Memória SENAI SP. Em parte: Sobrenome do compositor(es) e interprete(es) da parte (em caixa alta). Nome do(s) compositor(es) e interprete(es) da parte (em caixa alta e baixa). Título da parte (em caixa alta e baixa). Segue a expressão In: Nome do(s) compositor(es) ou intérprete(es) do todo da obra (em caixa alta e baixa). Título do documento referência no todo (em negrito; em caixa alta e baixa). Local, gravadora (ou equivalente), data. Especificação do suporte. Faixa ou outra forma de individualizar a parte referenciada. Exemplo: COSTA, S.; SILVA, A. Jura Secreta. Interprete: Simone. In: SIMONE. Face a Face. [s.l.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD. Faixa 7. Documento tridimensional (esculturas, maquetes, fósseis, esqueletos, objetos de museu, animais empalhados, monumentos e outros objetos e suas representações) Cabe: Sobrenome do autor (em caixa alta). Nome do autor (em caixa alta e baixa). Título (em caixa alta e baixa; em negrito). Ano. Especificação do objeto. Exemplos: DUCHAMP, M. Escultura para viajar. 1918. 1 escultura variável. BULE de porcelana. [China: Cia da Índias, 18--]. 1 bule. Partituras Cabe: Sobrenome do autor (em caixa alta). Nome do autor (em caixa alta e baixa). Título (em caixa alta e baixa; em negrito). Local, editora e ano. Especificação da partitura. Especificação do instrumento. Exemplos: BARTÓK, B. O mandarim maravilhoso. Viena: Universal, 1952. 1 partitura. Orquestra. GALLER, L. (org.). Canções populares brasileiras. Rio de Janeiro: Carlos Wehns, 185. 1 partitura (23 p.). Piano. Outros tipos de documentos Como um todo: Nome do documento ou título do serviço ou produto (em caixa alta e baixa). Se necessário, parte em negrito. Versão (se houver): subtítulo (se houver), data da publicação. Descrição do meio eletrônico ou suporte (se houver). Exemplo: LEGISLAÇÃO brasileira: normas jurídicas federais, bibliografia brasileira de Direito. 7. ed. Brasília, DF: Senado Federal, 1999. 1 CD-ROM. BRASIL. Supremo Tribunal. Súmula n. 14. Não é admissível por ato administrativo, restringir em razão de idade, inscrição em concurso para cargo público. Disponível em: http://www.truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.htlm>. Acesso em: 29 nov. 1998. Documento disponível exclusivamente por meio eletrônico A referência deve seguir o mesmo formato indicado para artigos e/ou matéria de publicações diversas, acrescida das informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, on- line e outros). Quando se tratar de obra consultada on-line, é indispensável a informação do endereço eletrônico, apresentando entre os sinais <>, seguida das expressões Disponível em: e Acesso em:. Referenciar a hora, minutos e segundos é opcional.

Exemplo: ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:WWW.terra.com.br/vitualbooks//Lport2/navionegreiro.htlm>. Acesso em: 10 jan. 2002. NOTAS [S.l.] Local de publicação não identificado. [s.n.] Editora não identificada. Caso o documento não aprsente data de publicação, usar:

 Data aproximada [ca. 1936]

 Data provável [2001?]

 Década certa [194-]

 Década provável [197-?]

 Século certo [19--]

 Século provável [19--?]

 Não utilizar S/d = Sine die.

 

* Eventualmente, o(s) nome(s) do(s) autor(es) de várias obras são referenciados seguidamente, na mesma página de REFERÊNCIAS, então pode ser substituído por um traço linear, correspondente a seis (6) toques. Porém, se nessa sequência vier o mesmo autor e outro, os nomes serão referenciados totalmente. Exemplos:

 

FREYRE, G. Casa grande & senzala: formação da família brasileira sob regime de economia patriarcal. Rio de Janeiro: J. Olimpío, 1943. ______. Sobrados e mocambos: decadência do patriarcado rural no Brasil. São Paulo: Nacional, 1936. FRAGA, Paulo Cesar Pontes. Juventude, narcotráfico e violência no Brasil. In: RIBEIRO, Ana Maria Mota; IULIANELLI, Jorge Atílio S. Narcotráfico e violência no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

 

_____. Da favela ao Sertão. In: FRAGA, Paulo Cesar Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio S. Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FRAGA, Paulo Cesar Pontes; IULIANELLI, Jorge Atílio S. Os jovens e o Submédio São Francisco. Rio de Janeiro: Koinonia e Pstrsmsf, 1998. * As ilustrações (tabela, gráfico, desenho, esquema, diagrama, fluxograma, fotografia, quadro, mapa, planta, retrato etc.) serão identificadas na parte superior precedida da palavra designativa, seguida do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábico. Na parte inferior constará a legenda (se houver), nota a respeito da imagem (se houver) e a fonte (OBRIGATÓRIA). ** As notas de rodapé, numeradas em algarismos arábicos e em ordem sequencial, são apenas informações complementares e de natureza substantiva, restringindo-se ao mínimo necessário. NOTA: OS TRABALHOS DEVEM VIR ACOMPANHADOS DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICÁ-LOS NA REVISTA MEMORIALIDADES, CASO APROVADOS PELA COMISSÃO EDITORIAL E PARECERISTAS.

OS TRABALHOS SERÃO ACEITOS COM, NO MÁXIMO, SEIS AUTORES.

 

Endereço para envio do trabalho, em formato Word e pdf

Memorialidades2010@hotmail.com

r_alencar2@yahoo.com.br

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.