Palavras de luz e sombra: formas de subversão em Rútilo nada, uma narrativa de Hilda Hilst

Maykol Vespucci

Resumo


Rútilo nada, publicado por Hilda Hilst em 1993, desenha um retrato do relacionamento entre os personagens Lucius e Lucas. A narrativa, iniciada com a morte do segundo, entrecruza tempos numa tentativa de nos apresentar o percurso da relação, de seu início ao fim. Por todo o texto, discursos que buscam firmar uma heteronormatividade reprodutora se impõem sobre os dois personagens, com consequências na ordem do psicológico e do físico. A palavra hilstiana, como representação dessa subversão de normas impostas, constrói-se por uma mudança constante na forma, passeando entre gêneros textuais, sem nunca se fixar em um específico. Emergem, assim, questões ligadas a discursos sexuais vigentes e à fuga deles. Nessa construção textual aparentemente desorganizada, imagens de luz e sombra surgem para nos fazer ver certos aspectos enquanto nos esconde outros na limitação da palavra em definir características do humano que habitam o espaço do inenarrável

Palavras-chave


Hilda Hilst; Queer; Literatura Brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história na cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 1).

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

______. Bodies that matter: on the discursive limits of “sex”. Nova Iorque: Routledge, 1993.

DADALTO, Weverson. Muros de linguagem em Rútilo Nada, de Hilda Hilst. Revista Contexto, Vitória, v. 2, n. 18, p. 131-155, 2010.

HALBERSTAM, Judith Jack. Repensando o sexo e o gênero. In: MISKOLCI, Richard; PELÚCIO, Larissa (org.). Discursos fora de ordem: sexualidades, saberes e direitos. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2012. p. 125-137.

HILST, Hilda. Rútilo nada. In: ______. Rútilos. São Paulo: Globo, 2003. p. 79-103.

SAUSSURE, Ferndinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Cutrix, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN eletrônico: 2526-4850

A Revista Litterata é indexada por: LATINDEX; ERIHPLUS; Dialnet; C.I.R.C.; WorldCat; Diadorim; PKP; CAPES; PVAF Search. É catalogada por bibliotecas universitárias dos Estados Unidos, Alemanha e Suiça, entre outras. 

    Resultado de imagem para dialnet Risultati immagini per worldcatCIRC EC3metrics    azul.jpg.jpg

    Risultati immagini per capes periódicos 

 Image result for stanford library logo