A presença da arte e da cultura na literatura infantil desde a creche

Arlete Vieira da Silva

Resumo


Este artigo é o relato de um projeto de extensão desenvolvido com docentes de creche na cidade de Ilhéus, BA, num convênio com o Programa BNB de Cultura (Banco do Nordeste do Brasil) e a Universidade Estadual de Santa Cruz através de seu Programa de Incentivo à Leitura - PROLER. O projeto denominado Orientação para Docentes de Creche aborda o trabalho com literatura infantil teve como objetivos desde a inserção da cultura, da arte e do trabalho com literatura infantil nas creches até a orientação para os docentes sobre como trabalhar com este tipo de arte em suas salas de aula. Houve a preocupação de criar um pequeno acervo de livros de literatura infantil em cada sala de aula cujos docentes estavam envolvidos, para que o trabalho com literatura infantil fosse desencadeado a partir das orientações. A metodologia abrangeu estudo, debates e sugestão de atividades com livros de literatura infantil em sala de aula a partir da criação de uma apostila como subsídio teórico, e o mesmo constituiu-se como um curso de formação continuada.


Palavras-chave


Literatura infantil; Educação Infantil; Formação continuada

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