Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Focando a Extensão?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

I. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

  1. O artigo deve se constituir em relato de ação de natureza essencialmente extensionista, desenvolvida em forma de programa, projeto ou atividade executado em âmbito acadêmico. Portanto, só serão aceitos trabalhos que se configurem como relato de ações de intervenção social (Extensão).
  2. O artigo deve ser resultado de experiência ou ação realizada nos últimos três anos, devendo apresentar contribuição relevante no campo de investigação escolhido.
  3. O trabalho deverá apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e concisa, linguagem formal padrão gramaticalmente revisada e devendo evidenciar sua potencialidade que justifique ser referência para trabalhos de outros extensionistas.
  4. Recomenda-se que os originais, antes de sua entrega para publicação, sejam submetidos a uma rigorosa revisão gramatical, e atendam, pontualmente, às normas da ABNT, sob pena de serem rejeitados e devolvidos.
  5. Os textos devem representar contribuições inéditas relacionadas com as áreas temáticas da Extensão: Educação; Cultura; Tecnologia; Trabalho; Direitos Humanos; Comunicação e Saúde (humana e animal).

 

 

II. NORMAS ESTRUTURAIS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS:

  1. Os textos devem ter de 12 a 15 laudas, incluídos, se houver: mapas, fotos, tabelas, gráficos, com suas respectivas legendas. Deve ser indicada, no texto, a localização dos mesmos para facilitar a organização e editoração. As respectivas imagens deverão ser enviadas em separatas, de acordo com o disposto no item 2, tópico G.
  2. Os textos devem ser encaminhados para avaliação no formato Word, com as seguintes especificações:

a)      Título em português, centralizado, caixa alta, negrito, elaborado de forma precisa, sintética e que traduza com clareza a ideia geral do trabalho. Logo abaixo, o título em inglês (tradução do título em português);

b)     Autor (es): nome completo, à direita, três linhas abaixo do título. Quando o autor não for o coordenador da ação que motivou a produção do trabalho, recomenda-se constar o nome do coordenador como coautor e dar ciência ao mesmo de sua função;

c)      Resumo e Palavras-chave: o resumo deverá ter alinhamento centralizado, com até 200 (duzentas) palavras, fonte arial 10, espaçamento simples, em um único corpo de texto, sem parágrafos. As palavras-chave devem ser, no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto;

d)     Rodapé: titulação do (s) autor (es), instituição e email (item obrigatório) de contato com os leitores;

e)      Abstract e keywords: mesmas especificações da versão em português;

f)       Texto: espaçamento 1,5 (um e meio) e 2,5 (dois e meio) para margens direita, esquerda, inferior e superior. Fonte Arial 12.

g)       Quando nos textos estiverem incluídas figuras (desenhos, fotografias, esquemas, diagramas, fluxogramas, mapas etc.), as figuras originais digitais deverão ser enviadas separadas do editor de texto. Elas entram no texto em seus respectivos lugares e deverão também ser encaminhadas a parte com resolução mínima de 300 dpis, gravadas em formato preferencialmente TIF ou JPG em alta resolução.

  1. Os trabalhos devem ser devidamente identificados (autor, instituição a que se vincula, endereço completo, inclusive eletrônico) para serem submetidos ao Conselho Editorial que, por sua vez, informará sobre aceitação do texto enviado para avaliação.

 

 

III. DA ESTRUTURA DO TEXTO:

  1. O texto deverá apresentar: Resumo; Introdução e Objetivo; Metodologia; Análise e discussão dos resultados; Considerações finais ou Conclusões; Referências, conforme a seguir:

a)        O resumo deve assegurar informações precisas quanto ao motivo do estudo, o objetivo central, local de ação, público-alvo, metodologia e resultados/conclusões.

b)       Introdução e objetivo: deverá constar síntese diagnóstica da realidade, o problema e/ou fatores que motivaram a ação; objetivos da intervenção.

c)        Metodologia: apresentar base teórica ou referencial; concepção e procedimentos empírico-teóricos.

d)       Análise e Discussão de Resultados: apresentar as atividades realizadas com análise e comentários.

e)        Considerações finais ou conclusões: realizar as considerações conclusivas, confrontando o escopo teórico com os resultados obtidos; examinar o alcance dos objetivos e metas.

f)         Referências: acatar as determinações da ABNT (NBR6023).

 

 

IV. DOS DIREITOS AUTORAIS E PLÁGIO:

  1. Ao enviar o texto para publicação, o autor estará automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as normas editoriais da Revista Focando a Extensão. O autor deverá encaminhar termo contendo a autorização para publicação de seu texto (ANEXO I).
  2. Os trabalhos encaminhados serão avaliados pelo Conselho Editorial e pelos Pareceristas (ou consultores ad hoc) que poderão sugerir modificações. Estas, por sua vez, serão de responsabilidade do autor. A devolução do trabalho reformulado pelo autor deverá ocorrer no prazo estabelecido pelo Conselho. A identidade dos autores não será revelada aos consultores (sistema duplo às cegas).
  3. Na análise e seleção dos textos para publicação, serão levados em conta os seguintes aspectos: relevância do tema, consistência científica, originalidade, atualização, atendimento às normas de caráter ético.
  4. Qualquer inexatidão nas informações, plágio ou irregularidade por parte dos autores dos textos encaminhados são de responsabilidade destes, que poderão responder civil e criminalmente pelos prejuízos causados a outrem. Portanto, o (s) autor (es) é (são) responsável (eis) pelo conteúdo dos artigos e revisão de linguagem.
  5. Ao enviar imagens para publicação, o autor estará automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as normas editoriais da Revista Focando a Extensão. O autor deverá encaminhar termo contendo a autorização para publicação da(s) imagem(ns) de acordo com o tipo: imagem(ns) de propriedade do Autor (ANEXO II) ou imagem(ns) de propriedade de terceiros (ANEXO III).

 

 

V. DO RECEBIMENTO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS:

  1. Os trabalhos serão recebidos por fluxo contínuo, desde que submetidos de acordo com as normas estabelecidas nos itens acima.
  2. Excepcionalmente para a 7ª edição, serão recebidos trabalhos até o dia 30 de junho de 2017
  3. As edições serão lançadas em formato digital, disponíveis no site http://periodicos.uesc.br/index.php/extensao.
  4. Encaminhamento: os originais devem ser enviados à Coordenação Editorial, através do e-mail revistaextens@uesc.br, em formato Word.
  5. Nenhum trabalho será aceito se houver descumprimento de qualquer das normas deste documento.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

TERMO DE CONCORDÂNCIA E CESSÃO DE DIREITOS E REPRODUÇÃO GRÁFICA

            “Declaro(amos) que aceito(amos) ceder o direito de reprodução gráfica para a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, o artigo (título), descrito acima (ou título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores) venha ser publicado na Revista de Extensão da UESC. Em adição (necessário se existir mais que um autor), concordamos em nomear ________________, como o autor a quem toda correspondência  e separatas deverão ser enviadas.”

 

            Cidade:

            Endereço:

            Data:

            Nome(s) e assinatura(s)

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.