AÇÕES AFIRMATIVAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE ITABUNA-BA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CENÁRIOS

Palavras-chave: Ações Afirmativas. Financiamento. Ensino Superior. Orçamento.

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa, em andamento, sobre Políticas de Ações Afirmativas (AF) no Brasil, no ensino público e privado, em Itabuna-BA, para acesso e permanência no ensino superior. O período compreende 2018 a 2022, antes e pós-pandemia da Covid 19, e prevê compreender a condição/situação das IES públicas e privadas frente às verbas públicas e orçamentos disponibilizados para a implementação das AF para acesso e permanência no ensino superior, partindo dos paradigmas do financiamento do ensino público e privado e a redução orçamentária das AF, especialmente a de cotas. A metodologia adotada é o estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como técnica de coleta de dados entrevista semiestruturada com público alvo composto por Dirigentes de três Instituições de ensino superior participantes do estudo e pesquisa documental nos seus orçamentos, pretendendo responder aos seguintes objetivos: investigar alterações e distorções na estipulação das AF no período delimitado; examinar a instituição e distribuição dos recursos de financiamento do ensino superior público e privado brasileiro; comparar o cenário das AF no ensino superior público e privado antes e após a pandemia; verificar as AF de acesso e permanência existentes no ensino superior público e privado, no período estipulado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wanderley Souza Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2002), especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2008), mestrado em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2013). Ocupa cargo efetivo de Analista Universitário e atua como Assessor da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. É também Professor efetivo da Rede Estadual baiana de ensino, em Itabuna-BA. Doutorando em Educação pela Unini - México / FUNIBER - Brasil (2023).

Elisangela Giroto Carelli Hermes, UNINI - México

Diretora de Tese - Doutorado em Educação, Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI). Pós-Doc em Estudos de Linguagem e Linguística Aplicada - UEMS (2021). Docente da Escola de Governo de MS . Supervisora de Tutoria EAD - UFRGS//Ministério Saúde/CONASEMS (2022-2023). Perícia Científica no IPC. Especialista Concursada em Saúde Pública - SES/MS (2022). Programa Saúde Voz no Trabalho/ Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social - UEMS. Docente Medicina - Uniderp. Docente Medicina - UEMS (2019-2021). Teleatendimento em saúde sobre Coronavírus - 2020 (mais de 1000 ligações). Estratégia de Saúde da Família (SESAU-2020). Fonoaudióloga do Hospital da Aeronáutica (2013-2019); Consultora em comunicação humana; Membro do Comitê Científico de Avaliação na área de Ciências da Saúde da Univ. Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (2013-2018). Doutorado e Mestrado em Saúde pela Faculdade de Medicina/UFMS; Parecerista da Fiocruz-MS e UEMS. Especialização em Saúde Pública - concentração Gestão em Saúde - FIOCRUZ.

Cândida Maria Santos Daltro Alves, UESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Santa Cruz e atua como professora no Curso de Pedagogia. Atuou por quase dez anos no Programa de Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Coordena o Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas para a Educação das Relações Étnico Raciais e sobre Políticas Públicas e Gestão Educacional vinculados à Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC e é líder do Grupo Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, em parceria com a UESB . Atua na formação universitária e continuada de professores para a Educação Básica delineados nas áreas de Educação Infantil, sob os pressupostos dos seguintes temas: Educação Infantil, Educação Infantil Indígena, Estágio Supervisionado, Políticas Públicas e Educacionais, Brincar, Indisciplina, Representação, Formação de professores , Identidade.

Publicado
2023-09-25