FORMAÇÃO DO LEITOR NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Resumo

Este trabalho tece reflexões sobre experiências de fomento à leitura desenvolvidas no âmbito da extensão do Programa Nacional de Incentivo à Leitura PROLER, conveniado à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Reflete sobre a relevância da ação extensionista na formação de graduandos (bolsistas e voluntários) como agentes culturais comprometidos em ampliar o letramento literário da comunidade, como também, analisa os desdobramentos na formação de leitores do Programa e dos projetos Biblioteca Viva, que atua em escolas, praças e outros espaços públicos do entorno da UESC e do projeto Ler faz bem à saúde, que atua em hospitais dos municípios de Ilhéus e Itabuna, na Bahia.  A literatura é concebida neste trabalho como arte e espaço identitário, lugar de encontro consigo e com o outro; de ressignificação de vivências por terapias do ler. Neste sentido, a ação dos projetos centraliza-se em promover o contato do leitor em potencial com o livro e em mediar práticas leitoras. Os resultados, conforme depoimentos e avaliações com as equipes dos espaços assistidos, sinalizam avanços significativos na proficiência dos leitores, na promoção do bem-estar emocional e sociocultural dos pacientes, e no desenvolvimento de habilidades de mediação e de comprometimento com práticas cidadãs dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GLORIA DE FÁTIMA LIMA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialização em Alfabetização (PUC-MG) e especialização em Língua Portuguesa (UNEB). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenadora do comitê do PROLER- Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Atua como coordenadora dos Projetos Biblioteca Viva, Ler faz bem à saúde, A Leitura vai à praça e Linguagens e Práticas educativas: diálogos com a escola. Coordenou o curso de graduação de Língua Portuguesa do PARFOR. Atuou como conselheira do Conselho Deliberativo do PELL - PLANO ESTADUAL DO LIVRO E DA LEITURA - do Estado da Bahia, representando a UESC.

MARIZÉTE SILVA SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Doutoranda no curso de Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Assunción. Mestre em Linguagens e Representações na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1995), Graduação em Pedagogia pela Faculdades Jardins/SE; Especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999) foi Articuladora de área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio da Rede Pública Estadual-BA. Participou do Projeto de Pesquisa e Geração de Tecnologia Educacional em Ilhéus e Itabuna (UESC/FABESP) e é membro do Grupo de Pesquisas Projeto Políticas Públicas Educacionais do PAR em Municípios da Bahia (UESC). Foi Coordenadora de disciplina no Programa Universidade para Todos/UESC. Atuou como professora substituta na área de ensino de Língua Estrangeira na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e no Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão-Ilhéus. É professora de Língua Portuguesa do departamento de Letras e Artes/UESC. Coordenadora de Projeto de Extensão Biblioteca Viva,  UESC/PROBEX.

Publicado
2023-07-07