EXTENSIONIST ACTIONS IN THE PROMOTION OF THE UENF XILOTECA (HUENFw) Dr. CECILIA GONÇALVES COSTA

AÇÕES EXTENSIONISTAS NA DIVULGAÇÃO DA XILOTECA UENF (HUENFw) Dra. CECILIA GONÇALVES COSTA

Palavras-chave: coleções botânicas. madeira. Educação. feiras de ciências. feiras itinerantes

Resumo

O registro da biodiversidade regional é fonte essencial de consulta e informação, auxiliando na identificação e elaboração de inventários de espécies e fonte de divulgação à sociedade local. Este trabalho visa divulgar o acervo científico da Xiloteca "Dra. Cecília Gonçalves Costa" e formar recursos humanos, interagindo com diferentes públicos-alvo nos municípios da região. Nosso acervo de madeiras provém de coletas realizadas na região Norte/Noroeste do Rio de Janeiro e de diversas regiões do Brasil. Nestas regiões são realizados trabalhos de campo com coletas de material botânico para o Herbário (HUENF) e Xiloteca (HUENFw), além de intercâmbios com outras instituições para a manutenção e ampliação do acervo. A HUENFw tem 614 exemplares, com a preocupação em utilizar a xiloteca como um centro de formação de pessoal para interação com a comunidade. Além de levar conhecimento científico e a importância da preservação das espécies de forma simples e clara, funcionando como um ambiente de aprendizagem e um elo entre alunos, a Universidade e a comunidade. Exposições são realizadas em escolas públicas e privadas e praças públicas. Nesse sentido, ampliamos e mantemos esse acervo botânico, gerando subsídios sobre a diversidade de árvores regionais, aumentando o conhecimento sobre a região e sua conservação.

Abstract

 

The regional biodiversity register is an essential source of consultation and information, helping to identify and prepare species inventories and a source of dissemination to local society. This work aims to disseminate the scientific collection of Xiloteca "Dra. Cecília Gonçalves Costa" and train human resources, interacting with different target audiences in the region's municipalities. Our collection of wood comes from collections carried out in the North/Northwest region of Rio de Janeiro and from different areas of Brazil. Fieldwork is carried out in these regions with collections of botanical material for the Herbarium (HUENF) and Xiloteca (HUENFw) and exchanges with other institutions for the maintenance and expansion of the collection. HUENFw has 614 specimens, with the concern about using the xylotheque as a personnel training center for interaction with the community. In addition to bringing scientific knowledge and the importance of preserving species simply and clearly, working as a learning environment and a connection between students, the University, and the community. Exhibitions are held in public and private schools and public squares. In this sense, we expand and maintain this botanical collection, generating subsidies for the diversity of regional trees and increasing knowledge about the region and its conservation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Ribeiro Alexandrino, Dra., Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008), Mestre em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2012) e Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente (2022) Pesquisadora de pós doutorado no programa de Biociências e Biotecnologia projeto coleções xiloteca, professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Experiência na área de Botânica, na área de Anatomia Vegetal, com ênfase em citologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia foliar, ultraestrutura, Rubiaceae e Mata Atlântica. Na área de ensino, atuo em Instrumentação de ensino de Biologia Vegetal, com ênfase no tema espaço não formal de ensino. Atuo também em EAD junto ao consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ. LinkedIn: www.linkedin.com/in/camilla-alexandrino-964307157

Laís de Almeida Bezerra, Dra., Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduada (2013) em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com período sanduíche (2012) e participação no grupo de pesquisa de Ecofisiologia da Universitat de Barcelona. Mestre (2016) em Botânica pela UESC e doutora (2021) pelo programa de pós-graduação em Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente realiza pós-doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua em projetos junto ao Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT/CBB) da UENF, relacionados ao conhecimento e conservação da comunidade vegetal da Mata Atlântica, especialmente nos temas de ecofisiologia vegetal, morfoanatomia e ultraestrutura celular. Atua como professora colaboradora em disciplinas oferecidas para o ensino de graduação em biologia (bacharelado/licenciatura) da UENF. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em plantas medicinais, anatomia vegetal e estudos relacionados ao desenvolvimento de plantas frente à estresses abióticos.

Gustavo Duncan Franco, Msc, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense, também cursou a Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e é Técnico em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal Fluminense. Mestre em Matemática pelo programa de pós graduação em Matemática da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Trabalha na área da educação em instituições particulares e públicas, ministrando aulas de Ciências, Biologia e Matemática. Atua com a Matemática aplicada ao ensino de Ciências, tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e está também vinculado ao projeto de extensão "Coleções botânicas da UENF: a xiloteca e seu emprego no ensino, pesquisa e extensão no Norte Noroeste Fluminense". É professor em escola técnico na rede particular ministrando aulas na área de Segurança do Trabalho. Atuou na área Ambiental, de 2011 a 2016, realizando monitoramento de campos petrolíferos com respostas emergenciais a vazamentos de petróleo.

Valdirene Moreira Gomes, Dra., Universidade Estadual do Norte Fluminense

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Ciências (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (1997). Atualmente é professora Titular do Laboratorio de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos, foi também Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro entre os anos de 2007 e 2009. Hoje ocupa o cargo de Assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) desde o ano de 2017. Pesquisadora 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento e caracterização de proteínas de defesa de plantas, entre elas as pertencentes as famílias dos peptídeos antimicrobianos (defensinas, inibidores de proteinases e proteínas transportadoras de lipídeos (LTPs)); bioatividade desses peptídeos sobre o crescimentos de fungos fitopatogênicos e leveduras; mecanismo de ação de peptídeos de plantas sobre a permeabilização de membranas de fungos fitopatogênicos e leveduras; análise ultraestrutural dos efeitos dos peptídeos antimicrobianos de plantas sobre fungos fitopatogênicos e leveduras. Recebeu premio Jovem Cientista do Estado do RJ (FAPERJ, 2002 e 2007) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2010, 2013 e 2016). Coordenadora de projetos de pesquisa em vários órgãos financiadores como: IFS Grantee, International Foundation for Science (1999, 2003), CNPq, FAPERJ e CAPES. Pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq desde 1999. Projeto de colaboração internacional aprovado em 1999 com missões de trabalho no exterior: Université de Bourgogne, França (2000) e CAPES CONICET com missões de trabalho no exterior: Universidade Nacional de Mar Del Plata .

Maura Da Cunha, Dra., Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora e Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993, 1998) e graduada e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1988). Atualmente, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2019) e Professora Associada 1 (1998) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Foi Coordenadora do curso de Graduação Bacharelado em Ciências Biológicas (2000-03) e Secretária Acadêmica (2016-19) da UENF, Corpo Editorial da EDUENF (2014-22) na UENF e Editora de área (Botânica Estrutural) da Acta Botânica Brasílica (2009-11). Avaliadora Institucional e de curso (MEC) desde 2007. Recebeu Prêmio Jovem Cientista do Estado do RJ (FAPERJ 2007) e atualmente é Cientista do Nosso Estado (desde 2015), Bolsista de Produtividade 1A CNPq e Membro suplente do Conselho Superior da FAPERJ. Coordenadora e colaboradora de projetos de pesquisa em vários órgãos financiadores como: CNPq, FAPERJ e CAPES e consultora adhoc de várias revistas nacionais e internacionais. Atua também na análise de projetos e relatórios de várias agências de fomento com CNPq e FAPs de vários estados. Tem experiência em Botânica, na área de Anatomia Vegetal com ênfase em citologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia foliar e do lenho ecológica, estrutura secretora, ultraestrutura e anatomia e ecofisiologia de biomas da Mata Atlântica e Cerrado. Na área de ensino, atua em Instrumentação de ensino de Biologia Vegetal, com ênfase no tema espaço não formal de ensino. Atua também em EAD junto ao consórcio CEDERJ, Fundação CECIERJ.

Publicado
2023-11-06