Educação e cuidado nas relações Intergeracionais

  • Alisson Souza

Resumo

. Ideias preconceituosas sobre pessoas idosas continuam sendo reproduzidas entre diferentes gerações. O presente artigo é resultado da realização do projeto intergeracional intitulado “Aprendendo sobre a velhice”, realizado em escola pública de ensino fundamental da cidade de Santo Antônio de Jesus, no estado da Bahia. O projeto foi desenvolvido em cinco encontros de 26 crianças com idades entre seis e sete anos (12 delas meninas e 14 meninos) e três idosos com idades entre 65 e 70 anos, em sala de aula, e teve como objetivos proporcionar a convivência entre esses segmentos etários, para compreender como as crianças constroem a imagem da pessoa idosa e como estabelecem suas relações. A aproximação ocorreu por meio de atividades conjuntas como oficinas de dança, trabalho com argila, roda de samba, confecção de flores e arranjos, contação de histórias,

atividades físicas, além de rodas de conversa refletindo acerca de temas propostos. Nos encontros as crianças puderam conversar, tirar dúvidas e perceber o significado da velhice a partir da perspectiva de idosos ativos, que têm sua autonomia preservada e boa qualidade de vida. Este artigo propõe-se

apresentar os resultados das intervenções e refletir sobre a importância que o tema da intergeracionalidade desempenha nos processos educativos das novas gerações.

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Biografia do Autor

Alisson Souza

Psicólogo, Mestrando em Educação pela UEFS, Feira de Santana/BA.

Publicado
2017-03-24