Aposentadoria: tempo de envelhecer ou reviver?
Resumo
A aposentadoria pode ser vista como um evento normativo esperado ao longo da trajetória profissional e comporta vivências diferenciadas em relação à sua concepção inicial, significa a proteção ao trabalhador pelos anos dedicados ao trabalho, e também um momento de redimensionar e ressignificar a vida. Este artigo relata um estudo que teve como objetivo verificar a percepção de professoras aposentadas acerca da aposentadoria do ensino superior e as motivações para voltar a trabalhar. A pesquisa seguiu os pressupostos do estudo de caso qualitativo, realizada em quatro Instituições particulares de ensino superior de Santa Maria/RS-BR, nos anos de 2006 e 2007, com mulheres professoras aposentadas de instituições publicas, que voltaram a trabalhar. A coleta das informações foi feita pela própria pesquisadora através de uma entrevista semi-estruturada. Ficou claro que para todas as participantes a aposentadoria está sendo um período gratificante em suas vidas e uma nova fase de muitas realizações. Voltaram a trabalhar porque se aposentaram muito jovens obrigadas pelas mudanças da legislação, e por considerarem que o trabalho as mantêm vivas, atualizadas, com qualidade de vida e disposição para continuar ensinando cada vez mais. Concluiu-se que, ao continuarem interagindo com diferentes gerações estas professoras aposentadas estão contribuindo na desmistificação da visão da aposentadoria como incapacidade, impotência, inércia e na construção de uma sociedade mais sensível ao seu envelhecimento, que vive e valoriza os aposentados que optaram por voltar ao exercício profissional.