A Escola como espaço de sociabilidade entre jovens e velhos: a cumplicidade do ensinar e aprender.

  • Laura Maria S. Mafra Lima

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar a participação de idosos na formação de jovens por meio de ações pedagógicas interativas, intermediadas por professores. A idéia foi identificar se as atividades desenvolvidas conjuntamente despertam nos jovens o interesse e o respeito pelos conhecimentos acumulados pelos mais velhos. Para o alcance de tal objetivo optou-se, em um primeiro momento, pelo conhecimento da percepção de professores e de alunos em torno da velhice e do envelhecimento, através de entrevista semi-estruturada. Em segundo lugar, e a partir desses resultados, estabeleceu-se encontros para discutir os diferentes temas identificados como problemáticos e ajudar na desconstrução dos preconceitos existentes entre esses segmentos a respeito da velhice, além de saber, na concepção dos mesmos, se é possível novas aprendizagens. Com base na pesquisa-ação, o terceiro momento constituiu-se de ações pedagógicas com envolvimento da comunidade escolar (alunos, professores, corpo administrativo) e idosos da comunidade do entorno da Escola Estadual John Kennedy, da cidade de Santa Cruz da Vitória-Bahia. Através dessas atividades foi possível estabelecer novos relacionamentos da escola com a comunidade, e conhecer melhor a comunidade a partir dos mais velhos.



Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-08-29