Perdas pela morte: como abordar este tema?
Resumo
A morte continua sendo um tabu, apesar de sabermos que é a nossa única certeza. Passamos a vida querendo uma justificativa, mas não encontramos, porque suas razões são desconhecidas.A sua não aceitação é fruto de nossa realidade racional de encontrar significado na morte de uma pessoa querida, em vista do despreparo ou de não sabermos o que dizer à família enlutada. Este texto aborda a perda pela morte relacionada ao contexto de sala de aula, tendo como objetivo levantar sugestões de atividades.A pesquisa empírica foi subsidiada pela corrente de pensamento fenomenológica num estudo da abordagem qualitativa que assumiu o tipo de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas dialógicas tanto com crianças enlutadas e seus familiares, como com professores que tiveram alunos que sofreram perdas pela morte. Os subsídios colhidos nos conduziram a construir sugestões de atividades como estratégia de apoio emocional aos alunos, diante da falta de uma metodologia para abordar a temática na escola. O resultado mostrou a vontade de crianças, familiares e professores em serem ouvidos sobre seus conflitos e sentimentos, o que implica num repensar para a escola sobre o ponto de vista da aprendizagem efetiva do aluno como ser-no-mundo e ser-no-seu-mundo.