Qualidade de vida dos beneficiários do Pronaf B no município de Exu-PE

  • Wellington Ribeiro Justo URCA UFPE -PPGECON
  • Renato Junior de Lima Secretaria de Educação de Pernambuco

Resumo

O trabalho analisou a qualidade de vida dos beneficiários do Pronaf B, no município de Exu-PE. Buscou-se: mensurar o Índice de Qualidade de Vida dos Beneficiários (IQVB) e fazer um comparativo do IQVB nas situações antes e depois da implantação do programa. Também identificou o perfil dos beneficiários. Os resultados mostram que, a maioria dos beneficiários é do sexo masculino; se declaram ser o chefe da família: estão na faixa etária compreendida entre 31 e 50 anos; estão inseridos em uma família com até quatro membros e residem na unidade de produção e que grande parte dos beneficiários (41,25%) não chegou a concluir o ensino fundamental. Verificou-se ainda que a maioria dos beneficiários possui rendimentos familiares compreendidos entre 0,5 e 1,5 salários mínimos e são considerados minifundiários, já que possuem propriedades com até 4 ha, e estão na condição de proprietários. Em relação à qualidade de vida constatou-se que esta apresentou uma melhoria considerável quando se compara a situação antes e depois do Pronaf. Sendo que na situação antes apresentou o IQVB de 0,2731, caracterizando uma baixa qualidade de vida e depois o IQVB passou a ser de 0,5326, estando no intervalo de média qualidade de vida, ou seja, o incremento no IQVB foi de 95,02%. Conclui-se que o Pronaf B juntamente com outras políticas públicas promoveram mudanças significativas na qualidade de vida dos seus beneficiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Ribeiro Justo, URCA UFPE -PPGECON

Engenheiro Agrônomo -UFRPE

Economista - URCA

Mestrado em Economia Rural -UFC

Doutorado em Economia - PIMES-UFPE

Professor Associado do Curso de Economia da URCA

Professor do Mestrado em Economia -PPGECON (UFPE)

Renato Junior de Lima, Secretaria de Educação de Pernambuco

Economiata -URCA

Professor da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Referências

ALENCAR, C. J. S; LIMA, R. J. de; ALENCAR, C. H. M. de; SILVA. A. J. da; JUSTO; W. R. Caracterização do perfil socioeconômico das famílias beneficiadas com as tecnologias de recursos hídricos do município de Exu-Pernambuco. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER NORDESTE), VIII. Anais... Parnaíba, Piauí, 06-08 nov. 2013.

ALVARENGA, A. B. C.; CARVALHO, F. M. A, de. Avaliação do Pronaf grupo “B”, em Minas Gerais. Revista de Política Agrícola. Vol. 44, Nº 2, p.23-32, Abr./Maio/Jun. 2006.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – BNDES. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_ Financeiro/Programas_e_Fundos/pronaf_microcredito.html>. Acesso em: 10 de abril de 2015.

BRASIL. Lei nº. 11.326, 24 jul. 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 jul. 2006. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11326.htm>. Acesso em: 05 de janeiro de 2015.

_______. Decreto nº. 1.946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, e dá outras providências. Brasília, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1946.htm>. Acesso em: 05 de janeiro de 2015.

FIUZA, M. I. L. Perfil Socioeconômico e Qualidade de Vida dos Beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF no município de Várzea Alegre – CE. 2005. 79f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Universidade Regional do Cariri – Crato, CE.

FONSECA, J. S.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística – 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GUANZIROLI, Carlos Enrique; SABBATO, Alberto Di ; VIDAL, Maria de Fátima. Evolução da agricultura familiar nordestina: uma análise comparativa entre os dois censos agropecuários. Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza. v. 45, p. 6-17, Maio, 2014 (suplemento especial).

HAMILTON, L.C. Statistics with Stata. Belmont, CA: Brooks/Cole, 2009.

INCRA/FAO. Novo Retrato da Agricultura Familiar – O Brasil Redescoberto. Projeto de Cooperação Técnica INCRA/FAO. Brasília, fevereiro, 2000. Disponível em:< http://www.faser.org.br/anexos/Retratodaagriculturafamiliar.pdf>. Acesso em: 22 de janeiro de 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Perfil Básico dos municípios. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=260530>. Acesso em: 12 de janeiro de 2015.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA - Caracterização do Público Potencial do PRONAF “B” na Região Nordeste e no Estado de Minas Gerais: Uma análise baseada nos dados do Censo Agropecuário 2006. 2013. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/resultpesq/1.pdf>. Acesso em: 25 de julho de 2015.

LAKATOS, Eva Maria E MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. Ed, São Paulo: Atlas, 1996.

MAIA, S. M. B. Estudo Comparativo da Qualidade de Vida dos Pronafianos do Grupo C e dos Não-pronafianos do Município de Santana do Cariri – CE. Crato – CE, 2006 [Monografia de Bacharelado - Universidade Regional do Cariri – URCA].

MATTEI, L. O papel e a importância da agricultura familiar no desenvolvimento rural Brasileiro contemporâneo. Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza. v. 45, p. 71-79, Maio, 2014 (suplemento especial).

MATTEI, L. Pronaf 10 anos : mapa da produção acadêmica. Brasília : MDA/NEAD, 2006, 202p.

MATTEI, L.; WAQUIL, P.; SCHNEIDER, S.; CONTERATO, M.; RADOMSKY, G.; NAMIZAKI, G.; NIEDERLE, S. Uma análise dos impactos do PRONAF sobre as economias locais nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do Brasil. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia, XLV, 2007. Anais... Londrina-PR, 2007.

MORONI, M. M. F. Qualidade de vida e perfil socioeconômico dos beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF D na Mesorregião Centro-Sul Cearense. 2006. 155f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 26 de maio de 2006.

OLIVEIRA, J. H. de. Gerente Geral do Banco Do Brasil: Exu, 2015. (Comunicação oral).

OLIVEIRA, D. L. de. Características socioeconômicas e qualidade de vida dos beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar – PRONAF no município de Farias Brito-CE. Crato – CE, 2011 [Monografia de Bacharelado - Universidade Regional do Cariri – URCA].

SANTOS, A; GOIS, F. F. de. Microcrédito e Desenvolvimento Regional/ Fundação Paulo Bonavides (FPB). Instituto para o desenvolvimento de Estudos Econômicos Sociais e Políticas Públicas (IDESPP)- Fortaleza: Premius, 2011. 384p.

SCHNEIDER, S; MATTEI, L; CAZELLA, A. A. Histórico, caracterização e dinâmica recente do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. In: SCHNEIDER, Sergio; SILVA, Marcelo Kunrath; MARQUES, Paulo Eduardo Moruzzi (Org.). Políticas Públicas e Participação Social no Brasil Rural. Porto Alegre, 2004, p. 21-50. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/pgdr/arquivos/394.pdf>. Acesso em: 11 de janeiro de 2015.

Publicado
2017-06-30