A UESC e seus efeitos para o desenvolvimento regional

  • Fabiane Jesus Santos Sirqueira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marcelo Inácio Ferreira Ferraz Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os efeitos da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) no contexto do desenvolvimento regional. Para isso, analisaram-se as possíveis mudanças no contexto econômico e social da sua região de inserção, tomando como base alguns indicadores socioeconômicos. Adicionalmente, analisou-se a movimentação financeira da UESC do período de 2005 a 2014 e mensurou-se o quociente locacional (QL) do setor de ensino superior, com o objetivo de identificar a existência de um polo de ensino superior no eixo Ilhéus - Itabuna. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que os efeitos da UESC para o desenvolvimento regional apresentam-se de diferentes formas e constituem-se em importantes vetores para esse processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Jesus Santos Sirqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007), especialista em gestão estratégica de recursos humanos pela Faculdade do Sul (2009), mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014). Desde outubro de 2011 atua como Analista Universitário na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).  Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2014). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento Regional, Educação Superior e Gestão de Ensino Superior. 

Marcelo Inácio Ferreira Ferraz, Universidade Estadual de Santa Cruz
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1995), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2006). Desde agosto de 1999 e professor efetivo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). 

Referências

ARAÚJO,T.B. Desenvolvimento regional e o papel da universidade, Ilhéus 2015. Disponível em http://www.uesc.br/entrevistas/. Acesso em 10 mar.2015.

BERNHEIM, C. T.; CHAUI, M. S. Desafios da Universidade na Sociedade do Conhecimento: cinco anos depois da Conferencia sobre ensino superior. Brasília: UNESCO, 2008.

BOVO, J.M (Org.). Impactos econômicos e financeiros da UNESP para os municípios. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2003.

CHATTERTON, P; GODDARD, J. The response of HEIs to regional needs. In: RUTTEN, Roel; BOEKEMA, Frans; KUIJPERS, Elsa (edited). Economic Geography of Higher Education: Knowledge, infrastructure, and learning regions. London: Routledge. p. 19-41, 2003.

ETZKOWITZ, H. Hélice Tríplice: metáfora dos anos 90 descreve bem o mais sustentável modelo de sistema de inovação. Revista Conhecimento e Inovação, Campinas, v. 6, n. 1, 2010.

FERNANDES. R. (2007). Impactos Locais e Regionais da Universidade do Porto. Porto: Tese de Mestrado em Economia.

FLECK,C.F. A tríade ensino,pesquisa e extensão e os vetores para o desenvolvimento regional. Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional.v.7,n.3,p.270-298, set/dez 2011. Disponível em: http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/518/265. Acesso em: 15, set.2014.

HOFF,D.N.;MARTIN,A.S.S.;SOPENÂ,M.B.Universidade e desenvolvimento regional:Impactos quantitativos da UNIPAMPA em Sant`Anna do Livramento.Redes, Santa Cruz do Sul, v.16, n.3, p.157-183, set/dez 2011.

http://www.senado.gov.br/senado/biblioteca/acervo/LVF100/vida_01.shtm Acesso em 23 set.2014

KURESKI,R.;ROLIM,C.Impacto econômico de curto prazo das universidades federais na economia brasileira. Revista Paranaense de Desenvolvimento.Curitiba.n. 117,p.29-51, jul/dez, 2009.

LOPES,R.P.M. Universidade pública e desenvolvimento local: Uma abordagem a partir dos gastos da Universidade Estadual de Santa Cruz do Sudoeste da Bahia.2001.150f.Dissertação(Mestrado em Economia)Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.

_______________Universidade, externalidades e desenvolvimento regional: As dimensões socioeconômicas da expansão do ensino superior em Vitória da Conquista. 2012. 360 f. Tese ( Doutorado em Geografia, Planificación Territorial y Gestión Ambinetal). Faculdade de Geografia e História da Universidade de Barcelona.

MIDLEJ,M.M.B.Universidade e Região: Territorialidade da Universidade Estadual de Santa Cruz.2004.273f.Tese( Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2004.

OLIVEIRA, S. C. Sobre a Interação Universidade-Empresa no Desenvolvimento de Software: Um Estudo de Caso no Recife. 2008.187 f., Tese (Doutorado em economia) , Instituto de Economia, UFRJ,Rio de Janeiro, 2008.

SANTOS, R.S. Instituições de ensino superior e o desenvolvimento local em Vitória da Conquita-BA. 2007.100f.Dissertação(Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2007.

TARTARUGA, I.G. P. As inovações nos territórios e o papel das universidades: Notas preliminares para o desenvolvimento territorial no Estado do Rio Grande do Sul. In: 5. Encontro de Economia Gaúcha, 2010, Porto Alegre. Anais do 5. Encontro de Economia Gaúcha. Porto Alegre: PUCRS, 2010. p. 1-25.

UNESCO. Declaração de Santo Domingo: a ciência para o século XXI; uma visão nova e uma base de ação, Conferência Mundial sobre Ciências, Santo Domingo, 10-12 mar. 1999. Santo Domingo: UNESCO, 1999ª.

VARGA. A. Universities and regional economic development: Does agglomeration matter?. In: Theories of Endogenous Regional Growth. Springer Berlin Heidelberg, 2001. p. 345-367.

VIANA, G.;HERSEN,A.; NETTO, F.F.;THIMOTÈO,A. CAPITAL HUMANO, UNIVERSIDADE E PRODUTO PER CAPITA: um estudo da influência do capital humano formado na Unicentro. In: CAMARA, M. R. G.; CALDARELLI, C. E. (Orgs.). Universidades Estaduais Paranaenses: desenvolvimento regional para qualificação de mão-de-obra. Paraná: EdiUEPR, 2014. p. 87-108.

Publicado
2016-11-26