Experiência educacional no treinamento de estimulação da memória em idosos: uma abordagem pedagógica aplicada à neurociência

  • Andréa de Souza Nunes
  • Rafael Higashi

Resumo

Este trabalho é resultado de uma experiência educacional realizada em uma instituição ecumênica situada no Rio de Janeiro (RJ), no bairro de Vila Isabel, denominada Instituição Religiosa Perfect Liberty, no Núcleo de Integração e Expressão da Mulher. O objetivo deste estudo foi desenvolver no idoso sua capacidade de memória, principalmente, por meio de técnicas de estimulação da memória – estimulação e codificação – com uma abordagem interdisciplinar, e perceber a necessidade do trabalho interativo entre as ciências da saúde e as ciências humanas, com abordagem pedagógica aplicada à neurociência, na optimização cognitiva da memória em idosos. A metodologia da pesquisa foi aplicada em idosos acima de 50 anos com alteração subjetiva da memória, e consistiu de aula expositiva e ferramentas de informação e reforço com base na pedagogia existencialista, aplicação de técnicas de relaxamento, de técnicas de estimulação da memória, dinâmicas de grupo e psicologia da percepção – gestalt-terapia. A validade do projeto foi verifi cada pela auto-avaliação por parte dos idosos ao final do trabalho. O resultado corresponde à observação de 27 idosos: só mulheres, na faixa de 50 a 89 anos, com queixa de alteração subjetiva da memória. Observando- se as atividades práticas percebeu-se a relação direta existente entre a capacidade de retenção da memória de curto prazo e o aspecto emocional. Portanto, pela análise dos dados obtidos nas atividades práticas e teóricas e na auto-avaliação, obteve-se a comprovação da necessidade de treinamento em memória utilizando a interação entre neurociência e a pedagogia existencialista como forma de optimização da saúde cognitiva em idosos.

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Publicado
2014-09-01